Saúde

Usa fita adesiva para remover cravos do nariz? Essa pode não ser a melhor estratégia; entenda

A especialista em pele Sophie Shotter explica que a remoção deles é, muitas vezes, prejudicial para a pele

A dermatologista Sophie Shotter explica que a remoção deles é, muitas vezes, negativa - Reprodução/Freepik

Há muitos métodos para se livrar dos indesejados cravos, mas um dos mais populares pode atrapalhar mais do que ajudar. A dermatologista Sophie Shotter alerta sobre os malefícios relacionados às tiras adesivas.

Em um vídeo no Tik Tok, ela salienta que as texturas são comuns na pele e sugere uma abordagem mais eficaz e suave para deixá-la limpa e sem manchas.

Segundo a especialista, a remoção dos cravos com tiras podem, na verdade, piorar a situação da pele.

Isso porque o adesivo, contido no produto, e o puxão forte podem danificar a pele e levar a consequências de longo prazo.

"As tiras de remoção de poros contêm adesivo, o que por si só é problemático para a pele, mas esse movimento de remoção pode danificá-la e remover seus óleos naturais, o que leva à superprodução a longo prazo", explicou em vídeo na plataforma.

A dermatologista e influenciadora digital descreve o que são os cravos.

"São poros bloqueados que têm sebo neles que foi oxidado porque está aberto ao ambiente. Na verdade, é isso que a maioria de nós chama de cravos, mas no nariz, não são. São filamentos sebáceos. Aqueles minúsculos fios brancos que você está tentando arrancar com uma tira de poros, são cruciais, saudáveis e normais e, por favor, não tente removê-los."

Ao invés das tiras para os poros, ela recomenda uma abordagem mais suave e eficaz para controlar a produção de oleosidade e minimizar a aparência dos poros no nariz.

"Se quer ajudar a controlar a produção de óleo no nariz, manter os poros pequenos e reduzir cravos, então concentre-se em tratamentos como o hydrafacial e em produtos como AHAs (alfa-hidroxiácidos, que são esfoliantes químicos), ou BHAs (beta-hidroxicarboxílico) e retinol, que mantêm os poros limpos e minimizam a produção de óleo."