TECNOLOGIA

SpaceX lança missão com a primeira caminhada espacial feita por civis; entenda

Decolagem a partir de segunda-feira: os americanos devem alcançar a órbita mais alta por uma missão tripulada desde as missões Apollo, a 1.400 km de distância da Terra

Representação artística da Polaris Dawn mostra um membro da tripulação flutuando fora da cápsula Crew Dragon, preso por um cordão umbilical de suporte de vida - Dvulgação

A SpaceX faz os últimos preparativos para lançar, a partir de segunda-feira, a segunda missão comercial a ir para o espaço sem nenhum “astronauta profissional”. A bordo de um Falcon 9, dois homens e duas mulheres vão participar da primeira missão Polaris Dawn, que contará com a primeira caminhada espacial privada.

O comandante do Polaris Dawn é Jared “Rook” Isaacman, que anteriormente comandou a missão Inspiration4 em 2021. Scott “Kidd” Poteet, amigo de longa data e parceiro de negócios de Isaacman, será o piloto da missão. Eles serão acompanhados por Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras da SpaceX que servirão como especialistas da missão e oficial médica.

 

Entre os objetivos do quarteto estão alcançar a órbita mais alta por uma missão tripulada, com apogeu de 1.400 km — excluindo as missões Apollo para a Lua —, pesquisas médicas sobre os possíveis efeitos da altitude extrema no corpo humano, testes de conexão internet por raios laser no espaço e a caminhada espacial privada com a cápsula Dragon totalmente despressurizada.

 

Tripulação da missão Polaris Dawn: Jared Isaacman, Sarah Gillis, Scott “Kidd” Poteet e Anna Menon — Foto: Divulgação

— Após mais de dois anos de treinamento, estamos animados para embarcar nesta missão. A ideia é aprender o máximo que pudermos sobre o novo traje e devolvê-lo aos engenheiros para desenvolverem futuras evoluções do design. É uma grande honra ter essa oportunidade de testá-lo neste voo — disse Jared Isaacman, o bilionário que banca o programa de missões Polaris e comandante do Polaris Dawn, em uma coletiva de imprensa na Flórida.

A cápsula Resilience foi modificada para realizar a primeira atividade extraveicular (EVA) por astronautas comerciais. A uma altitude programada de 700 km, a tripulação vestirá os novos trajes espaciais projetados pela SpaceX e a nave será despressurizada. Isaacman e Gillis sairão do veículo pela escotilha superior e realizarão uma caminhada espacial presos a cabos, enquanto Poteet e Menon permanecerão dentro da Resilience. Os testes do lado de fora devem durar de 15 a 20 minutos, para cada astronauta, um de cada vez.

 

Testes do novo traje que será usado na missão Polaris Dawn foram feitos em câmara de vácuo — Foto: Divulgação

A roupa desenvolvida para a missão é uma evolução do traje de Atividade Intraveicular (IVA). O novo modelo para ambientes externos oferece maior mobilidade, um visor HUD (head-up display), câmera de última geração no capacete e novos tecidos de gerenciamento térmico.

Entre as pesquisas científicas listadas, os astronautas vão utilizar ultrassom para monitorar, detectar e quantificar êmbolos gasosos venosos, em estudos sobre prevalência humana de doença de descompressão; coletar dados sobre o ambiente de radiação para entender melhor como a radiação espacial afeta os sistemas biológicos humanos; fornecer amostras biológicas para análises em um Biobanco de longo prazo; e pesquisa relacionada à Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS).

A missão está agendada para decolar do histórico Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center, na Flórida, e deve durar até cinco dias. A Polaris Dawn é a primeira de uma série de missões Polaris planejadas em colaboração com a SpaceX. Missões subsequentes incluirão o primeiro voo tripulado do Starship.

Quem são os tripulantes da Polaris Dawn?
Jared Isaacman, comandante da Missão, é fundador e CEO da Shift4, e também serviu como comandante da missão da Inspiration4, a primeira missão totalmente civil do mundo a ir ao espaço em 2021. O projeto ajudou a arrecadar mais de US$ 250 milhões para o St. Jude Children's Research Hospital.

 

Tripulação da missão Polaris Dawn em coletiva de imprensa — Foto: Divulgação

Considerado um aviador e aventureiro talentoso, Isaacman é qualificado para pilotar aeronaves comerciais e militares e detém vários recordes aéreos mundiais, incluindo dois voos de velocidade ao redor do planeta Terra.

Scott “Kidd” Poteet, piloto de missão, é um tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos e seus 20 anos de serviço incluíram o comandante do 64º Esquadrão Agressor, piloto de demonstração Thunderbird #4 da USAF, piloto de teste operacional e avaliação e examinador de voo.

Poteet serviu anteriormente como diretor de missão para a Inspiration4. Corredor e triatleta, nativo de New Hampshire, Poteet completou 15 triatlos Ironman desde 2000, incluindo quatro campeonatos mundiais de Ironman em Kailua-Kona, Havaí.

Sarah Gillis, especialista em missões, é natural do Colorado e engenheira líder de operações espaciais na SpaceX, onde é responsável por supervisionar o programa de treinamento de astronautas da empresa.

Violinista com formação clássica, Gillis começou como estagiária na SpaceX em 2015 e trabalhou em testes com humanos no circuito da espaçonave Dragon. Seu mentor, o ex-astronauta da NASA Joseph R. Tanner, primeiro a encorajou a estudar engenharia aeroespacial na University of Colorado Boulder.

Anna Menon, especialista em missão e oficial médica, é engenheira líder de operações espaciais na SpaceX, onde gerencia o desenvolvimento de operações de tripulação e atua no controle de missão como diretora de missão e comunicadora de tripulação. Menon mora em Houston e é casada com o recém-nomeado astronauta da NASA, Anil Menon.

Ela escreveu um livro infantil, Kisses from Space, que foi inspirado por sua experiência na preparação para a missão Polaris Dawn e seu desejo de compartilhar sua experiência de voo espacial com seus dois filhos pequenos. Ela o lerá do espaço durante a missão e os lucros de suas vendas do livro beneficiarão o St. Jude Children's Research Hospital.