EUA

Wall Street fecha em baixa com expectativa de fala do presidente do Fed

Mercado aposta em uma redução dos juros por parte do Fed em setembro

Ação da Tesla também registrou forte queda, de 5,65% - Saul Loeb/AFP

A Bolsa de Valores de Nova York fechou em queda nesta quinta-feira (22), afetada pelo aumento da prudência entre os investidores antes de um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, na sexta-feira (23).

O mercado, que aposta em uma redução dos juros por parte do Fed em setembro, espera agora que se trate de uma redução mais moderada do que se imaginava. Assim, o índice Dow Jones caiu 0,43%, o Nasdaq, 1,67%, e o S&P 500, 0,89%.

O dia começou positivo, mas a pesquisa mensal do S&P Global com os diretores de compras de empresas revelou uma grande dinâmica no setor de serviços nos Estados Unidos em agosto.

O levantamento mostra um setor em claro crescimento, e isso relativiza a possibilidade de uma economia em desaceleração.

"O dado é sólido", comentou Patrick O'Hare, do site Briefing.com. "Isso reduz fortemente a probabilidade de um corte de juros de meio ponto" na reunião do Fed que acontece nos dias 17 e 18 de setembro.

"Isso volta a alinhar as coisas com a ideia de que o Fed não vai baixar as taxas mais do que um quarto de ponto percentual", resumiu.

Powell falará nesta sexta na reunião anual de banqueiros centrais de todo o mundo em Jackson Hole (Wyoming).

No mercado de ações, as tecnológicas levaram um duro golpe. Nvidia (-3,70%), AMD (-3,87%), Qualcomm (-3,00%) e Intel (-6,12%) caíram com força.

"Vemos como aumenta a tensão antes do discurso de Powell", afirmou Ipek Ozkardeskaya, do banco Swissquote. "O mercado se prepara para possíveis turbulências na sexta-feira."

A Tesla também registrou forte queda, de 5,65%, depois que a consultoria Jato Dynamics revelou que a BMW foi a maior vendedora de veículos elétricos na Europa em julho, destronando a companhia americana.