TELEVISÃO

"Estrela da casa": como Hitmaker, Estrela da Semana e Dono do palco influenciam o jogo

Todos os três postos se apresentam no Festival, o grande show de terça-feira

Estrela da casa - Reprodução/Globo

A busca pelo título de campeão do "Estrela da casa", reality show da TV Globo, que inclui prêmio de R$ 500 mil e uma carreira gerida pela Universal Music, chegou à segunda semana.

Sem a participante Heloísa Araújo, a primeira eliminada, os candidatos seguem disputando os postos de Hitmaker, Estrela da Semana e Dono do Palco para tentar ficar mais tempo no jogo.

Mas você já entendeu o que significa cada um desses "poderes"?

Hitmaker, Estrela da semana e Dono do palco
Desde quarta-feira, começou a disputa pelo posto de Hitmaker da semana. Funciona assim: eles lançaram uma canção do repertório e quem tiver mais plays em plataformas de áudio, como Spotify e YouTube Music, por exemplo, é o Hitmaker. O anúncio sai no programa ao vivo, depois do Fantástico, no domingo, e o vencedor ganha uma vaga no show semanal. Lucca foi o primeiro a conseguir tal feito.

 

Já a Estrela da semana é quem se dá melhor nas dinâmicas que lidam com desafios da indústria. Às quintas-feiras, durante o dia, especialistas visitam a casa para ministrar workshops e trocar experiências com os artistas. Os experts também anunciam um desafio, disputado por grupos. À noite, ao vivo, os integrantes do grupo vencedor disputam uma prova entre si. Quem vencer está imune, com vaga no show e indicação de dois concorrentes para a Batalha. Na primeira semana, Gael foi a Estrela da semana.

No sábado também há prova ao vivo — transmitida no Globoplay, que tem pay per view 24 horas por dia. A disputa não tem nada a ver com música: pode ser prova de resistência, agilidade, ou que vier à cabeça da produção. O vencedor, o Dono do palco, ganha vaga no Festival, o show semanal das terças-feiras, imunidade e indicação de concorrente para a Batalha. Nick Cruz ficou com esse "poder".

O que são Festival, Batalha e Duelo?
Toda terça-feira é dia de Festival no “Estrela da casa”. Os competidores se apresentam ao vivo, num palco com toda estrutura profissional e com público de cerca de 150 pessoas. Quem tem lugar garantido no Festival são a Estrela da semana e o Dono do palco, que venceram as provas, e o Hitmaker, que teve o single mais ouvido nas plataformas de áudio. As três últimas vagas são ocupadas por quem está no “paredão”.

Na quinta-feira, a Estrela da semana indica duas pessoas para a Batalha, que nada mais é que a grande votação semanal do reality. O menos votado pelo público deixa o programa, mas… ainda há uma chance de fugir.

Dos dois indicados, um pode se salvar por meio do Duelo, que acontece às sextas-feiras. Na dinâmica, os dois escolhem uma música para apresentar ao vivo, num palco mais intimista, simples, sem plateia. O público de casa, então, decide rapidamente pelo Gshow qual dos dois escapa da Batalha de terça-feira.

Ainda na sexta-feira, tem a Balada, as festas que o público está acostumado a ver no BBB, com a mesma grandiosidade, promete a produção. No programa de sábado, ao vivo, mais um nome é indicado para a Batalha, agora pelo Dono do Palco. Este, sim, disputa a preferência do público e tenta se manter na disputa.

Como é a votação?
O esquema de votação é feito para deixar um artista no jogo e é uma média entre o voto da torcida e voto único (pelo CPF), sempre feito pelo Gshow.

— Funcionou à beça — disse Boninho. – (Voto único) fez um equilíbrio enorme no voto. O voto único tem um peso muito grande, no BBB a gente viu que aconteceu. Mas reality tem que ter um pouco de torcida e está tudo certo também.