Juan Izquierdo, do Nacional, tem quadro estável, mas segue sedado e ficará na CTI por mais 72 horas
Zagueiro foi internado às pressas após cair desacordado durante o jogo
O zagueiro do Nacional, Juan Izquierdo, permanece internado no Hospital Albert Einstein do Morumbi, em São Paulo.
A situação do jogador é considerada estável, conforme atualização feita pelo clube uruguaio na tarde desta sexta-feira. Ele deve permanecer internado pelo menos até segunda-feira.
Segundo o comunicado do Nacional, Izquierdo está sedado na CTI do hospital.
O zagueiro foi internado às pressas na noite de quinta-feira (22), após desmaiar em campo durante a partida contra o São Paulo pela Libertadores. O desmaio foi consequência de uma arritmia cardíaca.
O cronômetro marcava 38 minutos do segundo tempo quando Izquierdo foi ao chão. O jogo já estava parado para atendimento de Rafinha, do São Paulo.
Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente.
Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio ainda consciente e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.
Izquierdo havia entrado no jogo no intervalo, no lugar do também zagueiro Sebastián Coates. O técnico Martín Lasarte já havia feito as cinco substituições permitidas, mas o protocolo da Conmebol permite mais uma troca em caso de lesão. Entrou, então, Emiliano Velázquez.
A delegação do clube uruguaio deixou a capital paulista na madrugada desta sexta-feira. Alguns representantes, porém, ficaram em São Paulo para acompanhar Izquierdo.
Em 2020, o atleta seguiu para o Montevideo Wanderers e, na sequência, ao San Luís, do México. Na América do Norte, foi mal e sofreu com críticas da torcida, retornando ao Montevideo Wanderers, pelo qual jogou até o fim de 2021.
No ano seguinte, chegou ao Nacional pela primeira vez, em uma passagem traumática: ele atuou apenas 13 minutos e sofreu uma fratura na tíbia.
O atleta voltou a jogar em 2023, no Liverpool-URU. Izquierdo marcou três gols em 31 jogos e participou da campanha dos títulos do Campeonato Uruguaio e da Supercopa Uruguaia, mas não teve o contrato renovado e pôde voltar ao Nacional para a temporada 2024.