ELEIÇÕES 2024

Datena e Tabata se reaproximam e consideram aliança contra Marçal em debate

Candidatos, rompidos após "traição" do apresentador, agora exploram suposta ligação do partido do ex-coach com o PCC

Tabata e Datena - arquivo

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) estiveram em agendas da campanha na Zona Sul de São Paulo nesta terça-feira (27) e disseram que conversaram sobre o debate organizado por MyNews e TV Gazeta marcado para o próximo domingo (1).

Durante a pré-campanha, os dois candidatos à prefeitura haviam se afastado por aquilo que a deputada federal considerou uma traição do jornalista, que de início seria vice na chapa da parlamentar.

Tabata pediu que Datena compareça ao debate para ajudá-la no embate com Marçal. A dupla trocou figurinhas após a deputado postar o primeiro vídeo nas redes sociais em que acusou Pablo Marçal (PRTB) e o partido do empresário de terem conexões com o PCC.

— A Tabata quando postou aquele vídeo me mandou um recado e disse “eu sei que você é um dos caras que não tem interesse que o crime organizado continue tomando conta dessa cidade”. Respondi a Tabata dizendo que “achei perfeito o vídeo, você tem razão, e perguntei: o que você quer?” — contou o jornalista durante uma visita ao Hospital São Paulo, na Vila Clementino.

Segundo Datena, a deputada pediu ajuda para “combater esse tipo de gente para que essas pessoas não cheguem ao poder publico”. Ele também disse que pretende comparecer ao debate no domingo.

— Deveria ir para estar ao lado dela enfrentando o Marçal, que se divulga como o dono do mundo — disse o jornalista.

A poucos metros da agenda de Datena, Tabata marcou uma visita ao Instituto Jô Clemente, também na Vila Clementino.

— O Datena me ligou elogiando o vídeo que eu fiz e dizendo que queria fazer um parecido. Pedi a ele que tenha coragem de ir aos debates [...] se pronuncie também — disse a deputada.

— Marçal representa um risco muito grande à cidade de São Paulo. Obviamente tenho uma relação com ele (Datena) que não tenho com os outros adversários, mas espero que tenham coragem, revejam a posição e estejam nos debates — afirmou Tabata.

Ambos os candidatos apresentaram propostas para área da saúde durante as agendas. Datena propôs a ampliação o horário de funcionamento das unidades de saúde e ter “mais de um equipamento funcionando 24 horas em cada subprefeitura”.

O apresentou afirmou que, se eleito, passará a utilizar o serviço público para os atendimentos médicos.

— Prometo que serei atendido pelo sistema público, e olha que eu tenho comorbidade pra caramba, não sei se vou sobreviver com o sistema de hoje. Acho que não vivo um mês e o Zé (Aníbal, vice na chapa) tem que assumir o meu lugar — disse o apresentador.

Tabata visitou o Instituto Jô Clemente, que atende pessoas com deficiência, e afirmou que pretende incluir esse segmento da população em programas de capacitação profissional e ampliar a acessibilidade em terminais de ônibus e outros equipamentos públicos.