PUNIÇÃO

Latam demite os três pilotos que bateram a cauda de avião em decolagem de Milão

Aeronave da companhia brasileira se arrastou por 723 metros na pista, deixando um buraco de até seis centímetros

Avião da Latam que ia para Guarulhos, São Paulo, se arrastou por 723 metros na pista, deixando um buraco de até seis centímetros - Reprodução

A Latam demitiu três pilotos envolvidos no incidente com um Boeing 777-300 da Latam, que bateu e arrastou a cauda ao decolar de Milão, na Itália.

Um relatório preliminar da Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV) apontou que o problema foi provocado pela inserção de dados incorretos pelos pilotos, que acabaram "enganando" o computador de voo.

Segundo apurou o Globo, os pilotos já não constam mais na lista de funcionários da Latam após um conselho interno da companhia considerar o acidente gravíssimo.

 

 

 

Como resultado, o avião da Latam que ia para Guarulhos, São Paulo, se arrastou por 723 metros na pista, deixando um buraco de até seis centímetros.

Fora de operação
Quase dois meses após o incidente, a aeronave permanece fora de operação para processo previsto de revisão e manutenção com a fabricante.

No voo da Latam, segundo o relatório, foi inserido o peso máximo da aeronave sem contabilizar o combustível, ao invés do peso real do combustível abastecido, fazendo com que o computador calculasse uma velocidade de decolagem muito abaixo da necessária.

A empresa com sede no Chile, criada após o anúncio da fusão entre a companhia aérea chilena LAN Airlines e a companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, possui um conselho interno para avaliar a eficiência das operações, incidentes e procedimentos.

O caso em questão foi levado ao painel, composto por colaboradores de vários países onde a companhia opera, e comparado a outros incidentes semelhantes para que a solução mais justa seja encontrada.

Segundo apurou o Globo, o procedimento adotado levou em conta a proporção dos danos na estrutura da aeronave, gastos com alijamento de combustível, remanejamento de passageiros e mais de dois meses do avião parado para reparos, avaliados na casa dos milhões de dólares.

Como foi o incidente?
O computador de bordo de um avião comercial Boeing, conhecido como “Flight Management System” (FMS), é um sistema sofisticado que desempenha um papel crucial na operação segura e eficiente de aeronaves modernas.

O sistema é responsável por calcular parâmetros de desempenho, como as velocidades de decolagem e de descida, com base em informações como o peso da aeronave, configuração de flaps, e condições atmosféricas. E, segundo o relatório das autoridades italianas, foi aí que surgiu o problema.

Os dados cruciais envolvidos no incidente são os que informam o peso total da aeronave, incluindo a distribuição de carga e passageiros, a quantidade de combustível; e as velocidades de decolagem, como V1 (velocidade de decisão), VR (velocidade de rotação) e V2 (velocidade de segurança de decolagem).

No voo da Latam, segundo o relatório, foi inserido o peso máximo da aeronave sem contabilizar o combustível, ao invés do peso real do combustível abastecido, fazendo com que o computador calculasse uma velocidade de decolagem muito abaixo da necessária.

Na prática, os pilotos começaram a rotacionar a aeronave a 153 nós, e quando a aeronave acelerou para 166 nós já iniciou o contato da cauda com a pista do aeroporto.
 

Vale notar que, no momento da decolagem, três pilotos estavam na cabine do voo da Latam: um capitão instrutor sentado no assento direito (que estava voando neste segmento), um capitão em treinamento sentado no assento esquerdo e um capitão substituto sentado no assento de salto.

O caso aconteceu em julho deste ano, com 398 passageiros a bordo que iam em direção a São Paulo. As câmeras de segurança do aeroporto registraram o momento em que a parte traseira da fuselagem toca na pista e se arrasta por mais de 270 metros, deixando detritos e poeira para trás.

Após a decolagem, os pilotos precisaram despejar combustível para retornar a Milão e verificar os danos na estrutura da aeronave. Todos os passageiros foram desembarcados em segurança

Em nota enviada ao Globo, a Latam afirmou que irá comentar a demissão dos pilotos.

A companhia também afirmou anteriormente que segue cooperando com as autoridades que investigam o ocorrido no voo LA8073, e aguarda a publicação do relatório final pela Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV).

"A companhia esclarece que o relatório emitido pela autoridade é preliminar e não apresenta as causas prováveis ou conclusões da investigação", diz a companhia.