Sobe para 12 o número de mortes por arboviroses em Pernambuco em 2024, diz SES-PE
Número de casos prováveis da doença cresceu quase 400% este ano
*Matéria atualizada no dia 11 de setembro de 2024
O número de mortes por arboviroses em Pernambuco em 2024 subiu para 12, segundo boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (28) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
São 10 mortes por dengue e duas por chikungunya.
Os dados consideram o intervalo entre 31 de dezembro do ano passado e o último sábado (24). A última morte por dengue no Estado havia sido confirmada no boletim da segunda semana de julho, atualizado no dia 13 daquele mês.
Pernambuco também tem 169 casos graves prováveis e um total de 9.861 casos confirmados de dengue este ano.
O Estado contabiliza 29.247 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), total 395,7% maior do que o mesmo período de 2023.
A SES-PE ainda explica que 42 mortes foram descartadas para arboviroses este ano em Pernambuco. Outras 25 seguem em investigação.
"A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte", explicou a SES-PE.
O boletim desta semana mostra 51 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 72 localidades com incidência média e 62 municípios com alta incidência de casos.
O Estado notificou ainda 4.617 casos prováveis de Chikungunya, com 1.315 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 241 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.
Pernambuco também confirmou a ocorrência de 127 casos da febre do Oropouche.
Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Machados e Barra de Guabiraba.