Fãs de Jenna Ortega fazem fila para ver atriz no Festival de Cinema de Veneza
Evento italiano aposta no peso das celebridades de Hollywood este ano, após ter sofrido com a greve em 2023
Na quarta-feira de manhã (28), várias horas antes de "Os fantasmas ainda se divertem", de Tim Burton, abrir o Festival de Cinema de Veneza, dezenas de jovens já estavam acampados no Palazzo del Cinema na esperança de ver uma das estrelas do filme.
Enquanto muitos observavam a cena, um adolescente parou em uma bicicleta, acompanhado pelos pais. Todos os três esticaram o pescoço para verificar o tapete vermelho ainda vazio. "Jenna Ortega vai passar por aqui?", perguntou o pai. O menino assentiu timidamente e seus pais trocaram sorrisos. "Esse é o grande amor dele, sabia?", disse o pai.
A escalação de Ortega, da popular série "Wandinha", ajudou a aumentar o interesse na sequência de Tim Burton, e também turbina, junto com outras estrelas de Hollywood, o festival de cinema. No ano passado, Veneza teve que se contentar com pouquíssimos astros de primeira linha, já que a greve dos atores proibiu qualquer um que tivesse aparecido em um filme de um grande estúdio de fazer divulgação para ele.
Assim, o romance "Rivais", com Zendaya, planejado como a glamurosa abertura do festival do ano passado, foi retirado da programação e substituído pelo drama de guerra italiano "Comandante". Embora esse filme tenha seus destaques, não atraiu adolescentes fazendo fila para vê-lo às 11h da manhã.
Numa entrevista coletiva na tarde de ontem, o diretor artístico do festival, Alberto Barbera, lembrou-se de ter experimentado "esse sentimento terrível — esse luto, se preferir" quando a greve tirou do evento seu filme de abertura e a maioria de suas estrelas.
"Foi um grande golpe que recebemos", disse ele. "Havia muita preocupação, é claro, de que a falta de talento pudesse de alguma forma minar a eficácia da máquina deste festival, que também está associada a uma forte promoção."
Em outras palavras, enquanto o cinema é a alma de qualquer festival de cinema, a celebridade é o que realmente vende. Barbera afirmou que a programação estrelada deste ano será exatamente o oposto da edição anterior: "Temos a maior lista de talentos presentes, que realmente caminharão por nosso tapete vermelho, em anos."
A coletiva de imprensa de "Os fantasmas ainda se divertem" forneceu uma prévia adequada do que está por vir: quando Ortega, 21, subiu ao palco ao lado de Michael Keaton, Winona Ryder e o resto do elenco, ela disse que se sentiu intimidada pelo poder das estrelas ao seu redor.
"Eu tentei ficar quieta no canto", disse Ortega, "Para não atrapalhar o trabalho da adorável Winona."
A sequência precisou de mais de 35 anos para ser montada, em parte por causa das agendas ocupadas de Burton e suas grandes estrelas. Sabendo disso, o diretor consideraria um terceiro filme?
“Vamos fazer as contas”, ele disse ironicamente. “Levei 35 anos para fazer isso, então terei 100. É possível, com a ciência médica hoje em dia, mas não acredito.”