DESABAMENTO NO SANTUÁRIO

Desabamento do teto do Santuário: cinco vítimas ainda estão internadas, diz SES-PE

Pacientes aguardam avaliação para a possibilidade de cirurgias, segundo boletim divulgado

Trabalhos no local do desabamento seguem neste sábado (31) - Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Cinco pessoas atingidas pelo desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, nessa sexta-feira (30), ainda continuam internadas em unidades hospitalares.

De acordo com a  Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em boletim divulgado neste sábado (31), entre as 25 pessoas atendidas nas unidades estaduais de saúde, 18 já receberam alta, duas assinaram termos para que a alta fosse autorizada e cinco permanecem recebendo assistência nos hospitais Getúlio Vargas, Santo Amaro e Memorial Jaboatão.

No Hospital Getúlio Vargas, 4 pacientes deram entrada na noite de ontem, dois receberam alta neste sábado e os outros dois estão em observação. 

Eles são um homem e uma mulher, de 80 e 43 anos, respectivamente, que já passaram por avaliação do cirurgião, acompanhamento ambulatorial das fraturas e permanecem com quadros de saúde considerados estáveis.

No Memorial Jaboatão, a paciente mulher, 49 anos, encontra-se em observação. Está consciente, orientada e estável.

No Hospital da Restauração, onze pessoas, com idades entre 4 e 76 anos, foram atendidas. 

Nove pacientes receberam alta entre a tarde de sexta-feira e a manhã deste sábado (31). 

Outras duas mulheres, de 51 e 66 anos, foram transferidas para o Hospital Santo Amaro.

Acompanhamento psicológico 
Desde a sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou também a busca ativa das vítimas que receberam alta das unidades médicas para começar os acompanhamentos psicológicos na rede municipal. 

Os profissionais estão de plantão na Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, ao lado do Santuário, para acolher as pessoas e iniciar os acompanhamentos. 

Dos feridos, cinco já foram acolhidos pela equipe e iniciados os acompanhamentos.