Fórmula 1

Conheça Gabriel Bortoleto, o piloto que pode representar o Brasil na Fórmula 1 após oito anos

Os rumores sobre uma possível ida do brasileiro à principal categoria do automobilismo aumentaram no último fim de semana

Gabriel Bortoleto - Reprodução/Redes sociais

Apenas duas vagas estão em aberto para a temporada de 2025 da Fórmula 1; uma na Sauber, que se tornará Audi ano que vem, e outra na Racing Bulls.

O assento na Audi, entretanto, vem repercutindo por poder proporcionar a volta de um piloto brasileiro ao grid após oito anos. 

Gabriel Bortoleto, de 19 anos, atual vice-líder da Fórmula 2, surge com grande força para representar o terceiro país com mais número de vitórias na categoria.

Um rumor que esquentou uma possível ida de Bortoleto à Audi foi um anúncio feito pela Invicta, equipe pela qual pilota. Na manhã desta terça (3), a escuderia anunciou o italiano Leonardo Fornarolli para a temporada do ano que vem.

 


 

A novidade, contudo, só seria anunciada caso uma vaga da equipe seja liberada na temporada que vem. Atualmente, além de Bortoleto, pilota pela escuderia o indiano Kush Maini, que é o décimo na classificação. 

Bortoleto também conta com um nome forte nos bastidores: o bicampeão mundial e atual piloto da Aston Martin, Fernando Alonso.

O brasileiro é o pupilo do espanhol, que já rasgou elogios ao jovem e admitiu que ele conversa com algumas equipes.

"Gabriel tem um talento extraordinário e está pronto para grandes desafios e a Fórmula 1 é certamente o próximo passo para Gabriel. [Ele] está indo muito bem na Fórmula 2, só que é necessário ter o momento certo para chegar à Fórmula 1. Você não pode chegar nem cedo demais, nem tarde demais, você tem que chegar na hora certa", iniciou.

"E chegar na hora certa será o maior desafio que Gabriel terá. Mas claro que existem possibilidades, é um piloto que as equipes estão muito atentas a ele, os pilotos o respeitam, as equipes também o respeitam e perguntam sobre ele e não apenas a Audi, então espero que encontremos alguma opção", revelou.

Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto. Foto: Reprodução/Redes sociais.

Os rumores também aumentaram ainda mais após o brasileiro ter sido visto conversando com Mattia Binotto, chefe da Sauber, em Monza.

Na GP italiano, aliás, Bortoleto foi o grande destaque da prova na Fórmula 2. O piloto venceu a corrida após largar na 22ª posição.

 




Binotto, contudo, preferiu despistar sobre o assunto. “Certamente estamos avaliando qual questão vem acompanhada do melhor compromisso. Na verdade, no final, é uma escolha que você coloca em equilíbrio todos os aspectos. Acho que decidiremos o mais rápido possível, sem dúvida, porque precisamos montar o time para o próximo ano e para o futuro”, disse.

Binotto e Bortoleto conversando no padock. Foto: Reprodução/redes sociais.

Gabriel Bortoleto
Natural de São Paulo, Gabriel Bortoleto ingressou cedo no automobilismo, assim como a maioria dos pilotos.

Aos oito anos, em 2012, começou no kart, onde permaneceu até 2019.

Em 2020, chegou ao Campeonato Italiano de Fórmula 4, onde marcou três pódios e terminou em quinto lugar na classificação geral.

No ano seguinte, competiu pelo Campeonato de Fórmula Regional Europeia, onde se destacou ao marcar seus primeiros pontos logo em sua primeira corrida. Nesse ano, ele também foi anunciado para se juntar à equipe de gestão de Fernando Alonso.

Em 2023, chegou à Fórmula 3, onde se sagrou campeão logo no ano de estreia. O resultado despertou a atenção da McLaren, que logo o contratou para o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe, em que ele ainda faz parte.

Neste ano, Bortoleto está estreiando na Fórmula 2. E já em sua primeira temporada na categoria, ocupa a vice-liderança do campeonato com 154,5 pontos, 9,5 atrás do líder Isack Hadjar, faltando seis corridas.

Ao todo, o piloto já venceu duas corridas nesta temporada - GPs da Áustria e Itália - e subiu ao pódio em mais outras três oportunidades.