Tecnologia

Fórum Nordeste: João Irineu, da Stellantis, relembra centro de software instalado no Porto Digital

No local, cerca de 150 pessoas trabalham desenvolvendo softwares para os carros da empresa do mundo inteiro

João Irineu, da Stellantis, relembra centro de software instalado no Porto Digital - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Durante a sua participação na 13ª edição do Fórum Nordeste, o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, relembrou o centro de software da empresa instalado no Porto Digital. No local, cerca de 150 pessoas trabalham desenvolvendo softwares para os carros da Stellantis do mundo inteiro. 

O Fórum Nordeste aconteceu na última segunda-feira (2), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife. O evento é realizado pelo Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro. 

De acordo com Medeiros, que comandou o painel “Estratégia de Descarbonização e Desenvolvimento Local”, ele e a equipe da empresa passaram uma semana em Pernambuco para conhecer as vocações do Estado. Uma das potencialidades identificadas foi o ambiente fértil para a tecnologia. 

“Nós fomos na Universidade Federal, no Instituto Cesar, Porto Digital, e a gente achou aqui um ambiente altamente fértil no lado digital. Quando a gente entra na Universidade Federal e vê o pessoal trabalhando com software para grandes empresas de comunicação do mundo, a vocação está ali. Pelo menos uma foi fácil de identificar”, disse. 

“Nós montamos um centro de software no Porto Digital. Começou com 10 pessoas, hoje são 150 pessoas e deu tão certo que essa turma hoje faz software, algoritmo, para os carros da Stellantis do mundo inteiro. Eles ganharam a concorrência dos indianos. Os indianos faziam software. Hoje os pernambucanos fazem o software dos carros da Stellantis pelo mundo a fora”, reiterou.