ARTES VISUAIS

"Ferro Ifé - O atlântico negro de Diogum": encerramento da exposição terá bate-papo com artista

Com 30 obras assinadas pelo artista Diogum, mostra fica em cartaz até esta quinta-feira (5)

A coletânea ''Ferro Ifé - O atlântico negro de Diogum'' reúne aproximadamente 30 obras forjadas em ferro pelo artista - Foto: Danilo Galvão

A exposição “Ferro Ifé - O atlântico negro de Diogum” fica em cartaz na Amparo 60 até esta quinta-feira (5). O encerramento será marcado por um bate-papo, às 18h, com o artista o artista Diogum e com o curador Bruno Albertim.

Nesta primeira mostra individual do artista recifense, estão expostas cerca de 30 obras forjadas em ferro e inspiradas na ancestralidade dos orixás, simbolismos e feminino. As visitas podem ser feitas das 10h às 19h.

Peças grandes, painéis, joias de parede, entre outras peças, compõem a exposição. A palavra Ifé, que dá nome à mostra, significa amor em Yorubá.
 

Filho de um serralheiro do bairro de São José, Diogum percebeu a ancestralidade presente em um material tão familiar a ele, atualizando temas da diáspora em objetos-metáfora.

“Eu procuro trazer leveza ao ferro, uma matéria-prima pesada, dura, e que lembra força. Mas ali eu forjo o feminino, proteção, defesa e longevidade”, explica o artista.

Serviço:
Exposição “Ferro Ifé - O atlântico negro de Diogum”
Até quinta-feira (5), com visitação das 10h às 19h
Galeria Amparo 60 (3º andar da Dona Santa - Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187, Boa Viagem)