Turista britânico morre e outro está desaparecido após chuvas em Maiorca, na Espanha
Serviços de emergência das Ilhas Baleares informaram que desde terça-feira tiveram que atender 147 incidentes relacionados às chuvas
Um turista britânico morreu e outro está desaparecido em uma região ao norte da ilha espanhola de Maiorca, após serem arrastados pelas águas das chuvas torrenciais que caíram nas últimas horas, informaram as autoridades nesta quarta-feira (4).
"Um dos excursionistas foi encontrado sem vida. A Guarda Civil e os bombeiros de Mallorca continuam a busca pelo outro desaparecido", disseram os serviços de emergência das Ilhas Baleares, que incluem Mallorca, na rede social X.
Uma porta-voz desses serviços indicou à AFP que se trata de dois turistas britânicos, que foram procurados desde a noite de segunda-feira numa zona da serra de Maiorca onde há um cânion chamado Torrent de Pareis, que desce até ao Mediterrâneo.
"O corpo encontrado corresponde a uma mulher, e o desaparecido é um homem", especificou a Guarda Civil em uma mensagem aos jornalistas, na qual relatou que as operações de busca ocorreram que foram interrompidas na terça-feira devido a um temporal, e que serão retomadas quando as condições ambientais melhorarem.
“Ontem à tarde resgatamos dez pessoas em diferentes locais que estavam no desfiladeiro, fazendo a trilha típica, de tênis e bermudas, e foram exploradas pela tempestade”, explicou à imprensa Juan Carlos Rodríguez, do Grupo Especial de Resgate em Montanha (GRM) da Guarda Civil.
“Foram eles que nos informaram que tinham visto duas pessoas sendo levadas pela água”, acrescentou.
Os serviços de emergência das Ilhas Baleares informaram que desde terça-feira tiveram que atender a “um total de 147 incidentes” relacionados às chuvas.
As autoridades fizeram um pedido de cautela na terça devido às "tempestades muito intensas" esperadas.
"Evite realizar atividades ao ar livre (ir à praia, fazer trilhas, esportes aquáticos)", alertaram na terça-feira os serviços de emergência das Baleares no X.