56% dos bares e restaurantes operam sem lucro em Pernambuco
Do montante, 19% enfrentam prejuízos
Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Pernambuco apresentou que 56% das empresas do setor de alimentação fora do lar estão operando sem lucro. A análise revelou que 19% das empresas enfrentaram prejuízo e 37% mantiveram-se em equilíbrio.
A situação de endividamento é crítica, com 65% das empresas relatando a redução do número de clientes e 36% enfrentando dívidas em atraso, sendo que 78% dessas dívidas são referentes a impostos federais.
Outro dado preocupante é que 31% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, com 59% realizando reajustes apenas conforme ou abaixo da inflação. Isso demonstra a pressão que os empresários estão enfrentando para manter a sustentabilidade de seus negócios.
Análise
O estudo foi realizado entre os dias 19 e 26 de agosto, envolvendo estabelecimentos de todo o Estado e destacando os desafios enfrentados pelos empresários. Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco, expressou sua preocupação com os dados.
"É preocupante saber que mais da metade das empresas estão operando sem lucro, o que não é saudável para a saúde financeira do setor. A redução no número de clientes e o aumento dos custos de alimentos e bebidas têm sido os principais fatores que impactam negativamente os negócios."
Apesar dos enfrentamentos apresentados na pesquisa, Tony Sousa mantém uma perspectiva otimista.
"Esperamos que o mercado se aqueça no último trimestre, especialmente com o período de festas, trazendo novas oportunidades para todos. É fundamental que trabalhemos juntos para fortalecer o setor e garantir a sobrevivência das empresas."