guerra

Rússia reivindica captura de nova localidade no leste da Ucrânia

Os militares do Kremlin realizaram um rápido avanço na região de Donetsk nas últimas semanas e reivindicam regularmente a captura de pequenas aldeias

Caminhões em chamas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, após um bombardeio de artilharia na região de Donetsk, em meio à invasão russa na Ucrânia - HANDOUT / Polícia Nacional da Ucrânia / AFP

O Exército russo afirmou, neste sábado (14), que assumiu o controle de uma nova localidade no leste da Ucrânia, onde suas tropas continuam ganhando terreno contra forças ucranianas que carecem de soldados e poder de fogo.

"A localidade de Jelannoe Pervoe (Jelanne Perche em ucraniano) foi libertada graças às operações ativas e decisivas das unidades do Grupo Sul", disse o Ministério da Defesa russo.

Esta pequena aldeia está localizada no distrito de Pokrovsk, um importante centro logístico do Exército ucraniano que está ameaçado pelo avanço russo.

Os militares do Kremlin realizaram um rápido avanço na região de Donetsk nas últimas semanas e reivindica regularmente a captura de pequenas aldeias. Na terça-feira, também afirmaram terem capturado a cidade de Krasnogorivka, na mesma região.

Enquanto lutava no leste, a Ucrânia lançou um ataque em grande escala na região fronteiriça russa de Kursk, em 6 de agosto. De acordo com Kiev, centenas de quilômetros quadrados foram capturados.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou na quinta-feira que o principal objetivo da Rússia é controlar todo o Donbass, uma grande área industrial no leste ucraniano, composta pelas regiões de Donetsk e Luhansk.