homenagem

Assembleia da Bahia vai homenagear Malafaia por defesa da "heteronormatividade"

Pastor da Assembleia de Deus receberá comenda Dois de Julho por iniciativa do deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos)

Pastor Silas Malafaia - Reprodução/Instagram

O pastor líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, vai ser homenageado com a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, a comenda Dois de Julho.

A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) se dá pela defesa da "heteronormatividade" e foi formalizada pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), no Diário Oficial do Legislativo nesta terça-feira.

A iniciativa de Menezes ocorreu após o plenário da Assembleia ter aprovado a resolução no dia 16 de agosto, com apenas dois votos contrários — Hilton Coelho (Psol) e Fabíola Mansur (PSB). A data que a honraria será entregue ainda será marcada.

Na justificativa do projeto, Samuel Júnior diz que o pastor vem sendo alvo de perseguição "por alçar a sua voz em suas redes sociais e programas de televisão em favor da família, da heteronormatividade, combatendo a liberação de drogas e o aborto". Neste contexto, "pelo bem que traz às famílias", solicita a homenagem.

A proposta, inicialmente, foi apresentada em 28 de dezembro de 2021, mas enfrentou entraves legislativos. A Comenda Dois de Julho foi criada em 1999 e é concedida a personalidades que tenham se destacada no desenvolvimento político e na defesa da liberdade do povo da Bahia.

O nome da honraria faz referência a data em que o estado se tornou independente, no ano de 1823.

Conhecido por fundar a Assembleia de Deus Vitória em Cristo e por ser vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), Malafaia é um pastor que se destaca por suas posições políticas. Ele é defensor assíduo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao Globo, o pastor disse ter ficado sabendo da concessão pelo contato da reportagem e confirmou que irá à Bahia para receber a homenagem.