Bolsas da Europa fecham em baixa com incerteza sobre corte de juros do Fed nos EUA
Precificação de um corte de juros agressivo pelo Fed embalou ativos de risco nos últimos dias e conferiu ganhos às bolsas europeias
As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta quarta-feira, 18, com as incertezas em relação à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nos Estados Unidos levando os investidores a frearem um pouco o apetite por risco.
Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,68%, aos 8.253,68 pontos, pressionado pelas expectativas sobre a decisão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) na quinta-feira, após inflação em linha com as expectativas.
O CAC 40, de Paris, caiu 0,57%, encerrando em 7.444,90 pontos. O DAX, referência em Frankfurt, teve leve baixa de 0,03%, a 18.720,15 pontos. As cotações são preliminares.
A precificação de um corte de juros agressivo pelo Fed embalou ativos de risco nos últimos dias e conferiu ganhos às bolsas europeias.
No entanto, depois da divulgação recente de dados de atividade e inflação acima do consenso nos EUA, parte do mercado volta a defender um início de ciclo mais cauteloso, o que provocou uma dinâmica de correção nesta quarta-feira.
Entre ações individuais, Davide Campari-Milano recuou 7,48% em Milão, após o CEO da fabricante de bebidas alcoólicas, Matteo Fantacchiotti, renunciar ao cargo meses depois de assumir o comando da empresa. Pressionado pelo recuo do ativo, o FTSE MIB, de Milão, fechou em queda de 0,37%, a 33.655,49 pontos.
Na outra ponta, BMW subiu 2,19% em Frankfurt após a montadora anunciar que iniciou, juntamente com Honda e Ford, as operações da ChargeScape, plataforma de integração de veículos elétricos. Joseph Vellone foi nomeado o primeiro CEO da empresa.
E a Siemens Energy teve ganhos de 2,88%. Analistas do Berenberg afirmaram em relatório que o papel ainda parece um investimento sólido, mesmo após a recente alta das ações, já que a empresa de energia alemã parece estar no caminho certo para atingir suas metas anuais.
Em outros mercados, o Ibex 35, de Madri, cedeu 0,12%, para os 11 689,90 pontos. E o PSI 20, de Lisboa, recuou 0,93%, aos 6.754,67 pontos. As cotações são preliminares.