Eleição TJPE

Antonio Melo é o novo corregedor do Tribunal de Justiça

Desembargador foi eleito com 29 votos pelo pleno do TJPE

Chamara para o ato no Parque 13 de Maio - Divulgação

O desembargador Antonio de Melo foi eleito corregedor do TJPE, na manhã desta segunda (24), com 29 votos. O novo corregedor ficará na vaga até fevereiro, quando haverá eleição para a mesa diretora.


Entenda o processo de escolha:

Em uma primeira votação, o resultado foi: Antônio de Melo (24 votos); Cândido Saraiva (15); Antenor Cardoso (5) e Fernando Cerqueira (1). Mas para que haja um vencedo é necessário  ter a maioria dos votos, ou seja: 26+1, uma vez que a corte é composta por 52 desembargadores. 

Antônio de Melo e Cândido disputaram  uma segunda eleição por terem sido os mais votados. No resultado final, Melo sagrou-se corregedor, com  29 votos.

 

 Foto: Antonio Melo, Fernando Cerqueira, Marco Maggi e Cândido Saraiva

Créditos: Reprodução

 Em tempo: o desembargador Antonio de Melo e Lima, 67 anos, nasceu na cidade de Altinho, e é filho de José Ferreira de Lima, também magistrado, e Estelita Benevides de Melo e Lima. O magistrado tem duas filhas: Tereza Rebecca de Melo e Lima, médica, e Karina Augusta de Melo e Lima, advogada. 

Em maio de 2006, o TJPE, elegeu, por unanimidade, Antonio Melo a desembargador, pelo critério de antiguidade. A partir de então, atuou na 8ª Câmara Cível e na 3ª Câmara Criminal e em outubro de 2010 tornou-se presidente da 2ª Câmara Criminal. Em novembro de 2007, foi eleito membro titular da Corte Especial do TJPE, tendo sido reeleito em novembro de 2009, para mais um período de 02 anos. Em 2009, foi eleito desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Em junho de 2015, o Pleno do Tribunal de Justiça o elegeu, mais uma vez, desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, para o biênio 2015/2017. Atualmente, além de exercer a Presidência da Segunda Câmara Criminal, acumula também a Presidência da Primeira Câmara Extraordinária Criminal.