Samba Recife: duas décadas de batuque com gigantes do ritmo
Festival realiza maratona neste sábado (28) e domingo (29), no Classic Hall e Área Externa do Centro de Convenções, em Olinda
Seja no miudinho, na ginga e/ou no entrelaço de pernas, pés e quadris, até mesmo na contradição do "Samba da Benção" de Vinicius de Moraes, cuja garantia de que "pra fazer samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza", o gênero brasileiro que forma rodas e congrega multidões será exaltado neste sábado (28) e domingo (29) no Classic Hall e na área externa do Centro de Convenções, em Olinda, em mais uma edição do Samba Recife.
Para os dois dias de maratona, o festival, que este ano celebra duas décadas do ecoar de tantãs, pandeiros e cavaquinhos, leva aos palcos mais de 40 atrações, entre nomes incontestes do ritmo, tais quais Péricles, Alcione e Xande de Pilares, além de vozes pernambucanas como Samba Black, De Cara com o Samba e Júnior Santos.
Palcos
Com estrutura distribuída em quatro palcos - incluindo o Palco Pernambuco, para atrações locais - o Samba Recife, que tem a assinatura da Festa Cheia Produções, conta com espaços para o público que podem escolher entre o Gold Stage, Gazebos (para 12 pessoas) e o Samba Lounge.
Patrimônio
"É muito gratificante ver esse reconhecimento para o nosso evento (...) É o Recife que tem o maior festival de samba do Brasil e isso também reflete na diferença que o nosso festival tem para o turismo e para a economia local. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento tão importante".
A fala, de Augusto Acioli, fundador do Samba Recife, vem em reforço ao reconhecimento do festival pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Câmara Municipal do Recife que aprovaram projetos para tornar o evento Patrimônio Cultural Imaterial.
As propostas, apresentadas como Projetos de Lei pelo deputado Francismar Pontes e pelo vereador Hélio Guabiraba, seguirão respectivamente para aprovação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Estado, assim como para sanção do prefeito do Recife, João Campos.
Sustentabilidade e solidariedade
Para incrementar a edição comemorativa dos 20 anos, ações sustentáveis e inclusivas integram a programação do Samba Recife, entre elas 40 árvores plantadas na capital pernambucana, em parceria com a prefeitura.
Coletiva seletiva e reciclagem durante os dois dias de samba, além do encaminhamento das lonas não-recicláveis para reutilização à Instituição de Artesãs, também integram as iniciativas sustentáveis.
Intérprete de libras nos shows e medidas inclusivas como vagas PCD abertas para trabalhar no festival, estão entre outras ações pensadas pela organização do Samba Recife, que vai direcionar alimentos doados pelo público por meio do ingresso social, à campanha Natal Sertanejo para famílias do Sertão de Pernambuco e da Paraíba.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO, 28
Abertura dos portões: 17h
PALCO EXTERNO
Tiee - 18h
Ferrugem - 19h30
Thiaguinho (com participação de Rodriguinho) - 21h
Péricles (com participação de Pinha) - 22h30
Belo - 0h
Pixote - 1h30
Turma do Pagode - 3h
Pique Novo - 4h30
PALCO EXPERIMENTA
Beleza Pura - 20h
Gica (participação do Doce Encontro) - 22h
Clareou (participação do Balacobaco e Júnior Sereno) - 0h
Marquinhos Sensação (participação de Marcelinho Freitas e Délcio Luiz) - 2h30
PALCO PERNAMBUCO
Gil Júnior - 18h
Victor Assis - 19h20
Diego Dias - 20h40
Sambar&Love - 22h
Simples Olhar - 23h20
Boa Ousadia - 0h40
Vou pra Batucada - 2h
DOMINGO, 29
Abertura dos portões: 15h
PALCO EXTERNO
Xande de Pilares - 16h
Alcione (participação de Fundo de Quintal) - 17h15
Dilsinho - 18h30
Sorriso Maroto - 19h45
Mumuzinho - 21h
Menos é Mais - 22h15
Suel (participação de Rony Lúcio - Tá na Mente) - 23h30
Parangolé (participação de Beleza Pura) - 0h45
PALCO EXPERIMENTA
Matheusinho - 17h
Thiago Soares (participação de Diney) - 19h
Kamisa 10 - 21h
Pagode do Adame (participação de Chininha) - 23h
PALCO PERNAMBUCO
Amor Eterno - 16h
Balanço Black - 17h20
Júnior Santos - 18h40
Cantor PH - 20h
De Cara com o Samba - 21h20
Aqui de novo - 22h40
Samba Black - 0h
Serviço
Samba Recife - 20 anos
Quando: neste sábado (28), a partir das 17h e domingo (29), a partir das 15h
Onde: Classic Hall e Área Externa do Centro de Convenções, em Olinda
Ingressos a partir de R$ 140 no site Bilheteria Digital e lojas Esposende de shoppings de Recife e Olinda
Informações: @sambarecifeoficial
--