Indústria de transformação recua 0,3% em agosto ante julho, revela IBGE
Na comparação com agosto de 2023, a produção da indústria de transformação cresceu 1,7% em agosto de 2024
A indústria de transformação registrou uma queda de 0,3% em agosto ante julho, o segundo recuo consecutivo, período em que acumulou uma perda de 1,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês anterior, em julho ante junho, a indústria de transformação já tinha encolhido 1,4%. Porém, em junho ante maio, houve uma expansão de 4,9%.
Assim como a disseminação de resultados negativos entre as atividades industriais pesquisadas em agosto, a queda na indústria de transformação também é um sinal de alerta, que precisa ser acompanhado nas próximas divulgações, apontou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.
"A indústria de transformação ainda tem um saldo positivo nos últimos meses, mas cai pelo segundo mês seguido", ressaltou Macedo. "Na margem da série, tem o segundo mês seguido de queda, mas lembrando que tem uma base de comparação mais elevada.
Então o saldo dos últimos meses para a indústria de transformação é um saldo positivo, a despeito de ter tido dois meses seguidos de quedas, julho e agosto", completou.
Na comparação com agosto de 2023, a produção da indústria de transformação cresceu 1,7% em agosto de 2024.