Final

Brasil x Argentina: veja campanhas e saiba onde assistir à final da Copa do Mundo de Futsal

Duelo acontece neste domingo (06), às 12h, no Uzbequistão

Seleção Brasileira de Futsal segue em busca da sexta estrela - Leto Ribas/CBF

A final dos sonhos. Neste domingo (06), a partir das 12h, Brasil e Argentina disputam a finalíssima da Copa do Mundo de Futsal, na Humo Arena, em Tashkent, capital do Uzbequistão. Essa é a primeira vez que o Superclássico das Américas decide o torneio e a expectativa é de muito equilíbrio em quadra. 

Os rivais sul-americanos chegam nesta decisão com campanhas muito parecidas. Ambos estão invictos na Copa e houve momentos que sobraram e em outros, tiveram um pouco mais de dificuldade. 

Marcel, autor de dez gols na Copa do Mundo de Futsal, é o artilheiro isolado da competição 

Na busca do hexa 
Pentacampeão, o Brasil chega na final com a melhor campanha até aqui, tendo o melhor ataque e a melhor defesa. Em seis partidas, na qual venceu todas, a Seleção marcou 38 gols e sofreu apenas cinco. 

A primeira fase brasileira foi avassaladora no Grupo B, não tomando conhecimento dos adversários. A trajetória continuou da mesma forma nas oitavas, goleando a Costa Rica por 5 x 0, e uma quartas de final, onde o time de Marquinhos Xavier venceu com autoridade o Marrocos por 3 x 1. 

 

Mas o ritmo frequente de jogos cobrou o preço e a equipe, que já chegou no Uzbequistão com Marcênio e Ferrão longe do ideal físico, ainda viu o pivô Pito, melhor do mundo, lesionar-se e ficar de fora das semis contra a Ucrânia. 

Sentindo o peso de não contar com atletas fundamentais em seu mais alto nível, a Seleção encontrou dificuldades contra uma Ucrânia muito combativa e disciplinada. Graças a Dyego, capitão do time, que pôs o jogo de baixo do braço, a virada por 3 x 2 foi possível, encerrando o jejum de 12 anos sem chegar na decisão. 

Hermanos 
A Argentina também teve uma campanha sólida e chega na final com 100% de aproveitamento. Nos seis confrontos, os argentinos marcaram 29 gols e tomaram dez.     

O time comandado por Matías Lucuix está acostumado a figurar entre os principais do mundo. Os hermanos estão na terceira final consecutiva de Copa do Mundo, com um título em 2016 e o vice em 2021. 

Aliás, Brasil e Argentina possuem um retrospecto recente de embates históricos. Em 2012, sofrendo com uma paralisia facial, Falcão comandou a virada por 3 x 2, nas quartas. Mas em 2021, foram eles que levaram a melhor na semi, com um placar de 2 x 1.  

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FIFA World Cup (@fifaworldcup)

O último grande duelo foi neste ano. Em Luque, no Paraguai, a Seleção sagrou-se campeã da Copa América em nova disputa contra a Argentina, 2 x 0, gols de Pito e Rafa. Sobre esse retrospecto, Marquinhos falou do quão imprevisível pode ser o jogo. 

“Duas equipes que se conhecem muito, que se enfrentam com muita frequência em competições importantes. São sul-americanos, mas possuem particularidades que as diferenciam. É um confronto de campeões mundiais e o favoritismo está bem dividido", afirmou Xavier, ressaltando o equilíbrio entre as duas potências.

Brasil x Argentina - saiba onde assistir 

Transmissão: Globo/Sportv/CazéTV

Horário: 12h 

Local: Humo Arena (Tashkent/Uzbequistão)

Data: 06/10