GUERRA NO LESTE EUROPEU

Rússia reivindica tomada de nova localidade no leste da Ucrânia

Região está localizada a sudeste da cidade de Ukrainsk, que o Exército russo capturou no final de setembro

Bombardeio russo mata civis em cidade ucraniana de Kherson - Genya Savilov/AFP

A Rússia reivindicou, neste sábado (5), a captura de uma nova localidade perto da cidade de Pokrovsk, um importante centro logístico no leste da Ucrânia e onde as forças russas se aproximam progressivamente há semanas.

"Graças à ação ativa e decisiva, as unidades do grupo de tropas do Sul libertaram a localidade de Zhelannoye Vtoroye", disse o Ministério da Defesa, usando o nome russo da cidade Zhelanne Druge.

Esta aldeia está localizada a sudeste da cidade de Ukrainsk, que o Exército russo capturou no final de setembro.

Nesta zona da frente, as tropas russas ameaçam a cidade de Pokrovsk, um centro logístico fundamental para os militares ucranianos e onde estão localizadas importantes minas de carvão.

A Rússia lançou sua ofensiva na Ucrânia em fevereiro de 2022 e ocupa atualmente 18% do país.

Após uma série de reveses em 2022, as forças russas mantiveram suas posições em 2023 e continuaram avançando este ano contra um Exército ucraniano muitas vezes superado em número de armamento e de militares.

Nos territórios ocupados pela Rússia no leste da Ucrânia, 11 pessoas ficaram feridas em bombardeios de artilharia e ataques com drones ucranianos em Gorlivka no sábado, segundo as autoridades locais.

Um civil também ficou ferido em um ataque com drone ucraniano na região fronteiriça russa de Voronezh, indicou o seu governador, Alexander Gusev, no Telegram.

Do lado ucraniano, duas pessoas foram mortas em bombardeios russos na região de Zaporizhzhia, no sul, anunciou o governador Ivan Fedorov.