ELEIÇÕES 2024

Quais candidatos venceram os debates da TV Globo nas capitais? Veja o que diz o Datafolha

Rodada de pesquisas divulgadas neste sábado (5) perguntou aos entrevistados os melhores no encontro televisivo

Globo/Brenda Alcântara

As pesquisas de intenções de voto nas principais capitais do país divulgadas no início da noite deste sábado (5) pelo Datafolha trazem também a opinião dos eleitores sobre o desempenho dos candidatos nos debates promovidos pela Rede Globo e suas afiliadas na última quinta-feira.

Os questionários aplicados em milhares de entrevistas nas maiores cidades do país entre 4 e 5 de outubro incluiu a pergunta: quem foi melhor no debate da TV Globo. Veja a seguir os mais bem avaliados em algumas capitais.

Recife
Na capital pernambucana, onde o prefeito João Campos (PSB) é favorito à reeleição no primeiro turno com mais de 70% das intenções de voto, os espectadores do debate da TV Globo também deram vantagem ao atual governante.

Na pesquisa do Datafolha, 53% apontam Campos como o vencedor do debate. Para 4%, o bolsonarista Gilson Machado (PL) teve o melhor desempenho. Daniel Coelho (PSD) e Dani Portela (PSOL) foram escolhidos por 3% e 2%, respectivamente.

 

Para 2% nenhum dos quatro venceu. E 36% dos eleitores não souberam avaliar quem foi melhor no debate.

Rio de Janeiro
Na capital fluminense, 37% dos entrevistados pelo Datafolha viram o debate dos candidatos à prefeitura na TV Globo. Quase metade desses eleitores (48%) não soube avaliar qual dos candidatos teve o melhor desempenho. Para 5%, não houve vencedores.

O prefeito Eduardo Paes (PSD), que concorre à reeleição, foi o mais citado como o de melhor desempenho no debate. Foi escolhido por 31% dos que viram o programa. Ramagem foi apontado como vencedor por 10%. Tarcísio Motta (PSOL) foi escolhido por 4%.

Belo Horizonte
Num debate marcado pela gafe do prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), o rival Bruno Engler (PL) foi o que melhor pontuou na avaliação dos eleitores sobre o desempenho no evento.

O bolsonarista foi apontado o melhor no debate por 10% dos entrevistados. Em seguida, Mauro Tramonte (Republicanos) foi escolhido vencedor do debate por 8%.

Fuad, que durante o debate chamou de "revolução" o golpe militar de 1964 enquanto tentava atrair votos de eleitores de esquerda, foi o terceiro mais votado quanto ao desempenho no debate: 7% dos entrevistados disseram que ele foi o melhor. Em seguida, foram citados Gabriel Azevedo (MDB), com 7%; e Duda Salabert (PDT), com 4%. Rogério Correia (PT) e Carlos Viana (Podemos) foram citados por 1%.