UFPE suspende as aulas nesta segunda-feira

Medida é válida, inclusive, na Faculdade de Direito do Recife - mas apenas nesta segunda

Anúncio foi feito em Petrolina. Participaram os ministros Mendonça Filho (DEM) e Fernando Filho (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o prefeito Miguel Coelho (PSB) - Ivaldo Reges?/Divulgação

A reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu as aulas desta segunda-feira (24) após 17h. A medida, de acordo com a instituição de ensino, é válida para o campus Recife (incluindo a Faculdade de Direito) apenas neste dia e ocorre por conta de dificuldades de acesso devido a um protesto e ocupação de um dos centros.

A Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE também orientou os professores a desconsiderarem as frequências e avaliações nas atividades desta segunda-feira, já que o protesto chegou a bloquear as entradas do campus durante parte da manhã.

Protesto e ocupação

Manifestantes também realizaram um ato na BR-101, nas imediações da reitoria da UFPE, onde queimaram pneus e interditaram a via no sentido Ceasa. O ato acabou após algumas horas.

Além do protesto, cerca de 50 pessoas começaram nesta segunda-feira uma ocupação no prédio do Centro de Educação da UFPE. O movimento é formado principalmente por estudantes, mas também há professores e técnicos administrativos, e acontece como forma de protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 241.

O protesto coordenado pelo Comando Unificado da Universidade Federal de Pernambuco é contra a PEC 241, contra a medida provisória 746, do Ensino Médio, e contra os cortes de bolsas da UFPE.

A PEC 241 será votada pela segunda vez na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25). A Proposta de Emenda à Constituição prevê o congelamento das despesas do Governo Federal por até 20 anos.