Ex-técnico do Liverpool, Jürgen Klopp é anunciado em projeto da Red Bull
Treinador alemão vai chefiar operações de futebol dos times da marca
O ex-técnico do Liverpool Jürgen Klopp tem uma nova função: chefe de operações de futebol na Red Bull, dona dos clubes Leipzig, Salzburg e New York, disse a empresa nesta quarta-feira (9).
Aos 57 anos, o técnico alemão, que deixou o Liverpool no final da temporada passada, assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, segundo o comunicado da empresa de bebidas energéticas.
Segundo a mesma fonte, Jürgen Klopp, que devolveu a glória ao Liverpool durante os seus nove anos à frente do banco, vencendo a Premier League e a Liga dos Campeões, não vai “se envolver diariamente na vida dos clubes” da rede Red Bull, mas será responsável pela visão “estratégica”.
“Depois de cerca de 25 anos afastado, não poderia estar mais motivado do que por um projeto deste tipo”, respondeu Klopp, citado no comunicado de imprensa. “Acima de tudo, vejo meu papel como conselheiro dos treinadores e da administração dos clubes da Red Bull.”
Neste verão europeu, o alemão descartou a possibilidade de voltar a treinar uma equipe num futuro próximo. De acordo com a Sky Germany, o contrato de Klopp com a Red Bull, no entanto, contém uma cláusula de saída caso ele tenha a oportunidade de se tornar técnico da Alemanha.
Na Europa, sem estar entre os grandes nomes do futebol, os clubes de Salzburgo, na Áustria, sede da multinacional, e de Leipzig, disputam a prestigiada Liga dos Campeões. Nos Estados Unidos, o Nova York participa da MLS, campeonato americano onde vários craques em fim de carreira assinaram contrato nos últimos anos, como o argentino Lionel Messi (Inter de Miami).
Presente em muitos esportes além do futebol, a Red Bull é mais conhecida hoje por sua equipe de Fórmula 1, a principal modalidade do automobilismo. O time venceu os últimos três campeonatos mundiais de pilotos com o holandês Max Verstappen e também é bicampeã mundial de construtores.