Dez pessoas contraem parasita raro nos EUA ao comerem churrasco de carne de urso
Ingestão de carne malpassada do animal foi responsável por 51 parasitoses no país desde 2016
Dez pessoas, incluindo cinco crianças, foram infectadas por um parasita raro após consumirem carne de urso em um churrasco na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O grupo teve sintomas gripais como febre, inchaço no rosto e dor muscular.
Segundo o relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, a contaminação ocorreu durante um churrasco que reuniu 34 pessoas em novembro do ano passado. Dessas, 22 comeram carne de urso malpassada.
Os sintomas foram causados por um parasita do gênero Trichinella, que costuma infectar diversos animais, como javalis e roedores. Seres humanos podem ser contaminados ao ingerir carne crua ou mal cozida. De acordo com o CDC, o alimento deve ser aquecido até 74°C para estar seguro para o consumo.
Comer carne de urso derivada de caça esportiva não é ilegal nos EUA, mas o alimento deve ser utilizado para consumo próprio, portanto é proibida a comercialização.
Os sintomas da triquinelose (infecção por Trichinella) incluem, além daqueles relatados pelo grupo, dor abdominal e diarreia. Em casos graves, pode provocar a morte. Desde 2016, 51 pessoas contraíram a parasitose por consumo de carne de urso nos EUA. Não foi registrado nenhum caso fatal.
Em 2022, seis pessoas tiveram triquinelose no estado de Dakota do Sul depois de ingerirem carne de urso que havia sido congelada por 45 dias e foi usada para preparar kebabs. Entre eles, um homem de 29 anos precisou ser hospitalizado duas vezes.
Os novos casos incluíram uma criança de 10 anos. O período de incubação entre o consumo da carne e o surgimento dos sintomas foi de 21 a 26 dias.