Elefante-marinho dá à luz filhote em praia de Santa Catarina; parto é inédito no Brasil
Instituto Australis flagrou a mamãe elefante-marinho junto ao seu filhote
Uma fêmea de elefante-marinho-do-sul deu à luz em uma praia de Garopaba, em Santa Catarina. O nascimento é considerado histórico, pois marca a primeira vez que a espécie se reproduz em território brasileiro.
A equipe do Instituto Australis, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), flagrou a 'mamãe' junto ao seu filhote logo nas primeiras horas da sexta-feira (11).
O Instituto Australis aponta que o nascimento pode ter ocorrido ainda na noite da quinta-feira (10). Uma equipe médico-veterinária realizou a aferição de temperatura e comportamento dos animais e seguirá acompanhando o caso.
Os especialistas do Instituto Australis destacam que a fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local, amamentando o filhote, e que é necessário tranquilidade na área.
"Pedimos compreensão e apoio da comunidade para não se aproximar, buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixar animais domésticos chegarem ao local", afirmou o Instituto, por meio das redes sociais.
A praia é famosa pela presença das baleias-franca, sendo rara a aparição de elefantes-marinhos na costa brasileira. Geralmente, a espécie se reproduz nas águas geladas do hemisfério sul, na Argentina. Diante disso, o parto no Brasil é consideração inédito pelo Instituto.