Mobilidade

Ônibus elétrico começou a ser testado no Recife nesta segunda (14)

Iniciativa vai ficar em operação até o dia 3 de novembro e também terá uma linha que liga Recife ao Sítio Histórico de Olinda

Ônibus elétrico começa a ser testado no Recife - Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (14), o teste, em caráter experimental temporário, do ônibus elétrico da linha Marco Zero/Derby.

A iniciativa, que vai ficar em operação até o dia 3 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte.

Ônibus elétrico da linha Marco Zero/Derby. Foto: Divulgação.

Antes de começar a operação, o veículo passou por um processo de inspeção. Alex Carvalho, chefe de divisão de Vistoria do CTM, destacou que o veículo elétrico tem o diferencial de ter um número menor de componentes mecânicos que os modelos tradicionais.

“É bem diferente dos ônibus com motor a diesel, que apresentam diversas partes móveis e sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e tratamento de gases. Mesmo com uma menor quantidade de itens, é indispensável vistoriar o ônibus porque ele deve operar atendendo normas técnicas e leis específicas que refletem diretamente na segurança e conforto do motorista e passageiros”, afirmou.  

O micro-ônibus comporta cerca de 35 pessoas, sendo 20 sentadas e 15 em pé.

A tarifa do veículo custa R$ 5,15, sendo equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife (RMR). Como não tem meia tarifa, estudantes e gratuidades poderão utilizar o ônibus pagando o valor cheio.

O serviço funcionará em dias úteis - de segunda a sexta.

Linha Cais de Santa Rita/Olinda
Durante o final de semana, será a vez da linha Cais de Santa Rita/Olinda começar a sua operação.

No percurso entre Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$ 7,70 por passageiro, aceitando pagamento com Vem Comum.

Ônibus elétricos
A ação de implementar os ônibus elétricos integra o projeto do governo estadual de busca por alternativas sustentáveis aos veículos a diesel.

O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.

Segundo Matheus Freitas, diretor-presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade.

“Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.