BASQUETE

1.006 dias fora das quadras: Lonzo Ball volta a atuar após grave lesão e receber menisco de cadáver

Armador dos Chicago Bulls passou por um aloenxerto no joelho esquerdo

Lonzo Ball em ação na pré-temporada da NBA pelo Chicago Bulls - Chicago Bulls/Reprodução

A ex-promessa da NBA e o mais velho dos irmãos Ball, Lonzo retornou as quadras da NBA após 1.006 dias afastado por uma lesão no joelho esquerdo. O armador dos Chicago Bulls passou por uma longa recuperação após receber o menisco de um cadáver para substituir sua cartilagem. Ele saiu do banco na partida de pré-temporada da NBA contra os Minnesota Timberwolves, na noite dessa quarta-feira (17).

Lonzo foi draftado pelos Los Angeles Lakers na segunda posição da classe de 2017. No ano seguinte, foi eleito para o segundo quinteto ideal entre calouros da NBA. Ele tem contrato com os Bulls até o fim da temporada 2024/2025. Ele é filho do polêmico LaVar Ball e irmão de LaMelo Ball (que foi draftado posteriormente pelo Charlotte Hornets). O armador marcou 10 pontos e converteu quatro de seis chutes em 15 minutos em quadra.

Em entrevista ao podcast "What An Experience Show" em março desse ano, Lonzo contou detalhes sobre a sua recuperação.

"Para simplificar a história, tudo começou com um rompimento no menisco. Começou nos Lakers, quando rompeu pela primeira vez. Aconteceu de novo outras vezes até chegar num ponto em que não havia mais menisco. O osso estava raspando em outro osso. A cartilagem se foi e os ossos estavam uma bagunça. Então tive que receber um menisco novo de um doador, passar por um enxerto ósseo e colocaram uma nova cartilagem também. Agora estou curado e voltando para as quadras", comentou o atleta.

O jogador fala em "doador", mas quando passou pela cirurgia, no ano passado, a imprensa americana noticiou que se tratava de um cadáver. A técnica médica, chamada de aloenxerto, tem precedentes até no esporte brasileiro: em 2014, quando atuava pelo Vasco, o ex-atacante Éder Luís também recebeu menisco de um cadáver no joelho direito, para tratar uma lesão crônica. Ele atuou por mais seis anos depois da cirurgia.