MORTE DE LIAM PAYNE

Liam Payne: como surgiu o One Direction e quem foram seus integrantes? Relembre trajetória do grupo

Cantor da boy band que conquistou o mundo em 2010 foi encontrado morto após cair de varanda de hotel em Buenos Aires, onde estava hospedado

Cena do filme 'One Direction: this is us' (2013), que conta a história da banda - Divulgação

Nos idos de 2010, era difícil encontrar uma adolescente que não caísse de amores por Liam Payne, cantor que morreu na última quarta-feira (16), aos 31 anos, após cair de uma varanda do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina. Ao lado de Niall Horan, Harry Styles, Zayn Malik e Louis Tomlinson, o jovem formava o grupo inglês One Direction.
Também chamados de 1D pelos fãs mais íntimos, os cinco rapazes representavam, naquele período, o retorno do fenômeno pop das boy bands, algo que volta e meia reaparece para animar o mercado e acelerar o coração da meninada.

A trajetória do One Direction representa muito bem o que costuma ocorrer com as boy bands típicas. O grupo foi formado meio por acaso, meio pelo senso de oportunidade do produtor Simon Cowell.

Em 2010, cada um dos cinco meninos se inscreveu para a competição da sétima temporada do programa de auditório “The X-Factor”, um dos mais populares da TV britânica.

Sozinhos, Niall, Liam, Harry, Zayn e Louis não impressionaram o júri, mas um dos jurados sugeriu que eles se juntassem.


Sem quase nenhuma experiência no meio artístico, e também sem muito treinamento formal em música, os rapazes tiveram poucas semanas para se preparar. Mas apostaram no carisma e na juventude.

No “X-Factor”, o One Direction cantou, entre outras, “Torn”, de Natalie Imbruglia; “Viva la vida”, do Coldplay; e “Chasing cars”, do Snow Patrol. Assim, foram conquistando plateia e jurados, e ficaram na terceira colocação do programa, perdendo apenas para Matt Cardle e Rebecca Ferguson.

Só que meio caminho já estava percorrido. Depois do “X-Factor”, os garotos assinaram um contrato com a Syco, empresa criada por Simon Cowell em 2002. Compreender como atua o produtor, hoje com 65 anos, é fundamental para se ter uma ideia da razão do sucesso alcançado pelo One Direction.

Cowell é uma espécie de midas da cultura pop e um especialista nesses programas de auditório que atraem espectadores em qualquer canto, da Inglaterra ao Brasil. Ele foi jurado do “American Idol”, criou o “X-Factor” e estabeleceu a franquia do “Got Talent”.

Todos têm um formato parecido: jovens aspirantes a estrelas sobem a um palco, apresentam seus talentos, são avaliados por um grupo de jurados e depois torcem para serem escolhidos como os favoritos do público.

No caso do One Direction, a estratégia de lançamento traçada por Cowell foi semelhante ao que ele já tinha utilizado uma década atrás, com outras boy bands. Foi o produtor quem levou para as lojas os discos do Five e do Westlife, dois grupos ingleses bastante populares no início do século XXI. Para quem entende do negócio, uma boy band típica precisa ter rostos bonitos, um repertório pop grudento e coreografias. A lógica do negócio é que as músicas sejam boas para os olhos, para os ouvidos e para a pista de dança.

Durante os cinco anos de carreira, a banda acumulou 326 shows, 124 canções, cinco álbuns e 171 indicações a prêmios, consolidando-se como uma das maiores boy bands da história. Em 2015, os músicos tomaram a decisão de entrar numa pausa, permitindo que cada membro seguisse sua trajetória de maneira solo.