narcotráfico

El Salvador apreende mais de 1.500 quilos de cocaína no Pacífico

Bukele não especificou quantidade ou nacionalidade da tripulação detida

Soldados salvadorenhos da Força Naval a 920 milhas náuticas (1.704 km) após interceptar um navio equatoriano transportando 1.551 quilos de cocaína - Assessoria De Imprensa Da Presidência De El Salvador / AFP

A Força Naval de El Salvador apreendeu mais de 1.500 quilos de cocaína transportados em um navio equatoriano nas águas do oceano Pacífico, informou o presidente Nayib Bukele nesta quinta-feira (17).

"920 milhas náuticas [1.704 km] a sudoeste de Bocana El Cordoncillo [...], um navio equatoriano que transportava 1.551 quilos de cocaína foi interceptado", disse o presidente em sua conta na rede X.

A tripulação do barco foi detida, mas Bukele não especificou sua quantidade ou nacionalidade.

O presidente indicou que uma hora e meia depois da captura do navio equatoriano, na mesma área foi detectada "uma segunda embarcação tripulada por três cidadãos mexicanos que iam receber a remessa" de drogas.

Os três mexicanos também foram detidos "e serão colocados à disposição dos tribunais", disse Bukele.

Com esta operação, El Salvador apreendeu "mais de 12 toneladas de drogas em alto-mar em menos de sete meses", acrescentou o presidente.

El Salvador e os demais países da América Central são classificados como países de trânsito de cocaína dos países produtores da América do Sul para os Estados Unidos.