Sabores

Chefs em Noronha: Dário Costa convida Thiago Castanho e Hervé Witmeur para banquete

Chefs se reúnem no restaurante Benedita para preparar um banquete de peixes e frutos do mar, no próximo dia 28 de outubro

Dario Costa convida os chefs Thiago Castanho (cred: Lais Teixeira) e Hervé Witmeur para cozinhar em seu restaurante, em Fernando de Noronha - Maíra Kellermann / Lais Teixeira / Divulgação

Ostras de Natal com vinagrete de manguito, Lobster Roll, Tuna Club Sando, croquetes de camarão com caju, robata de polvo com cúrcuma e tabule de kimchi, Bouillaqueca nordestina são alguns dos pratos do banquete de peixes e frutos do mar marcado para o dia 28 de outubro, no restaurante Benedita, em Fernando de Noronha.

O chef Dário Costa, que comanda o Benedita, convida os chefs Thiago Castanho, Hervé Witmeur para o festim, um dos eventos promovidos em sua casa no arquipélago pernambucano.

A cada edição, o chef - que também comanda os restaurantes Madê e Paru, em Santos, e a cozinha do espaço da marca Deus Ex Machina, em São Paulo - conta com a presença de amigos de profissão para compartilhar a cozinha.

Esses encontros proporcionam combinações de diferentes influências, sabores e histórias gastronômicas. Iniciada em setembro, a série teve como primeira convidada a chef Janaína Torres, nomeada a Melhor Chef da América Latina no ano passado e Melhor Chef Feminina de todo o mundo pela renomada premiação The World’s 50 Best Restaurants em 2024.

Sobre os chefs
Nascido na Bélgica, o chef Hervé Witmeur adotou o Brasil como casa há 13 anos, tempo em que vive entre os litorais do Piauí e Ceará, onde possui restaurantes: o La Cozinha, em Barra Grande (PI), e o Éllo, em Jericoacoara (CE).

Além da fazenda orgânica La Reserva, localizada em Parnaíba (PI), focada na produção de uma variedade de frutas, legumes, verduras e temperos sem agrotóxicos, que abastece restaurantes e comércios da região por meio dos conhecimentos e práticas de agroflorestamento. 

Apaixonado pela natural cuisine e entusiasta do aproveitamento integral dos alimentos, o chef combina criatividade e técnicas tradicionais com insumos locais, adotando simplicidade e o uso de ingredientes orgânicos. Será dele, entre outros pratos, a Bouillaqueca Nordestina, prato que combina a clássica bouillabaisse francesa com moqueca, e a béarnaise de ostras que comporão o menu.

Já Thiago Castanho, um dos chefs mais renomados do Brasil por mesclar técnicas culinárias modernas com a culinária tradicional amazônica, em especial com a culinária do Pará, sua terra natal, aportará na ilha com o filhote na brasa, servido com salada de feijão manteiguinha e banana da terra, o arroz paraense de mar e montanha, e a sobremesa de bacuri com sagu de hibisco e tapioca caramelizada. 

Sócio do bar Sororoca, em São Paulo, e do Remanso do Peixe, em Belém, o chef já publicou livros como "Cozinha de Origem - Pratos brasileiros tradicionais revisitados" (Publifolha), e apresenta os programas "Sabores da Floresta" (GNT) e "Fome de Luta" (Globoplay).

Sobre o chef Dário Costa
Filho de um mergulhador profissional e de uma costureira, Dário Costa começou a trabalhar na cozinha em 2008, lavando louça em um restaurante da Nova Zelândia, durante um intercâmbio, aos 19 anos, após a morte do seu pai.

Depois de algum tempo atuando como cozinheiro em diversos estabelecimentos para custear suas viagens de surfe pelo mundo, decidiu ir à Itália enriquecer seu currículo e ter uma visão da cozinha do velho mundo. Foi lá que deixou de ser apenas um cozinheiro rápido e organizado, para descobrir sua paixão pela gastronomia. 

O amor dos italianos por seus ingredientes despertou em Dário esse mesmo sentimento pela cozinha e pelos produtos do Brasil. Ainda na Itália, trabalhou com o chef Giuseppe Ricchebuono, no Ristorante Vescovado, uma estrela Michelin na Ligúria.

Tempos depois, partiu para a Indonésia, onde trabalhou por um tempo em uma embarcação turística e em outros restaurantes até voltar ao Brasil, em 2016. 

Em junho de 2022 foi eleito Chef Revelação no prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa, a maior eleição da gastronomia brasileira. Em outubro do mesmo ano, ganhou o prêmio de Chef Revelação da Revista Go Where Gastronomia.

SERVIÇO
Benedita Cozinha Afetiva
Onde: Rua de Distrito Estadual - Rua São Miguel, 180, Fernando de Noronha - PE
Funcionamento: abre diariamente, das 12h às 23h
Capacidade: 100 lugares
Informações: (81) 99232-6820
Instagram: @bendita.noronha