LUTO

Autoridades e lideranças empresariais lamentam a morte de Alberto Ferreira

Por meio de nota, autoridades lamentaram o falecimento do empresário que foi um dos mais influentes de Pernambuco

Sr. Alberto Feitosa, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAve - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Morreu neste domingo (20), aos 88 anos, o provedor do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, Alberto Ferreira da Costa. Ele também era fundador da construtora Rio Ave, uma das maiores do estado.

Por meio de nota, autoridades lamentaram o falecimento do empresário que foi um dos mais influentes de Pernambuco.

 

Senador Fernando Dueire
O senador Fernando Dueire (MDB) destacou a profunda perda para Pernambuco e para si pessoalmente. Ele também ressaltou o pioneirismo de Alberto na construção civil, descrevendo-o como "um revolucionário pela forma e padrão de qualidade de seus produtos".

Confira na íntegra:

"Pernambuco perde um ícone e eu um amigo fraterno. Alberto Ferreira da Costa foi um dos portugueses mais brasileiros que conheci e convivi. Um homem brilhante em muitas disciplinas. O Real Hospital Português é um antes e um depois de suas reiteradas gestões administrativas. Na construção civil foi um revolucionário pela forma e padrão de qualidade de seus produtos. Construíu além de um nome, um símbolo de conduta e correção nas relações pessoais e comerciais. Meus sentimentos a D. Maria do Carmo, filhos e a toda sua família".

Senador Humberto Costa 

O senador Humberto Costa (PT) manifestou pesar por meio de nota divulgada nas suas redes sociais. Ele destacou o legado de "bom gestor" do empresário e "o exemplo de humildade". 

"Recebi com pesar a notícia do falecimento do empresário e provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa. Deixo minha solidariedade aos familiares e amigos de “Seu Alberto” como era carinhosamente chamado. Fica o legado de um bom gestor e o exemplo de humildade".

Ex-senador Fernando Bezerra Coelho

"Seu Alberto foi um dos maiores benfeitores do Estado, pela contribuição que ele deu na área da construção civil, mas, sobretudo, à frente do Hospital Real Português, onde contribuiu por mais de 30 anos. Era um homem com muita vontade, com muita determinação. Ele transformou, através da sua obra, Pernambuco nesse maior polo médio que hoje nos orgulha e que abre perspectivas de emprego e de desenvolvimento, não só aqui no Recife, mas em todo o estado", disse o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.

Eduardo da Fonte, deputado federal
"O sr. Alberto nos deixa muitas saudades. sem dúvida é um exemplo de vida, um exemplo de pai, de avô, é uma referência para o Estado de Pernambuco e é um lamento enorme para o nosso Estado, para todos aqueles que puderam ter a oportunidade de conviver com ele, de conhecê-lo e, sem dúvida é um momento muito triste para Pernambuco".

Antonio Coelho, secretário de turismo do Recife.

"O Recife hoje perde uma de suas grandes referências na área da saúde. Seu Alberto foi um grande cidadão pernambucano, que dedicou sua vida a esta obra que é o Real Hospital Português. Mas, além disso, também fica registrada a sua solidariedade, seu compromisso público e seu espírito", disse Antonio Coelho, secretário de turismo do Recife.

Presidente da Ademi-PE, Rafael Simões
Rafael Simões, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), também expressou tristeza e destacou o legado empresarial e social de Alberto Ferreira da Costa. 

Veja a nota:

"É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa. Um dos mais destacados empresários do nosso estado, Alberto Ferreira da Costa deixa um legado que vai muito além dos negócios. Ele foi um verdadeiro visionário, com uma trajetória marcada pela inovação, ética e compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco. À frente do Hospital Português e da Rio Ave, ele mostrou que é possível aliar excelência empresarial com responsabilidade social, sempre buscando o bem-estar da nossa comunidade.

Alberto Ferreira da Costa era mais do que um empresário de sucesso; ele era um cidadão comprometido com o futuro de Pernambuco e com o bem-estar coletivo. Sua atuação inspiradora, tanto no setor de saúde quanto no setor imobiliário, e seu envolvimento em causas sociais importantes, o tornaram uma figura admirada e respeitada por todos.

Em nome da Ademi-PE e de todos os nossos associados, deixo nossas condolências à família, aos amigos e a todos os colaboradores que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. Que o exemplo de vida e de empreendedorismo deixado por Alberto Ferreira da Costa continue a guiar as futuras gerações e a contribuir para o progresso de nosso estado”.

Governadora de Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também se manifestou, prestando solidariedade à esposa do empresário, Maria do Carmo, aos filhos Alberto Júnior, Álvaro e Cláudia, e demais familiares e amigos.

Prefeito do Recife
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) também comentou a morte do Sr. Alberto Ferreira. João falou, em suas redes sociais, sobre o legado do empresário.

"Meus sentimentos à família, especialmente à sua esposa, Maria do Carmo, e aos filhos Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. Sua dedicação ao Recife e à saúde pública será sempre lembrada".

Vice-governadora
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), também disse que recebia com tristeza a notícia do falecimento do amigo. “Como ele mesmo se definia, Alberto Ferreira da Costa foi um “homem de duas pátrias” por suas ligações à Vila do Conde, em Portugal, onde nasceu, e ao Recife, mas sem dúvida alguma foi aqui que ele construiu suas maiores obras”, escreveu Priscila.

Para Priscila, Alberto se tornou “uma das mais expressivas lideranças empresariais do Estado. “Seu Alberto, como era carinhosamente chamado, deixa um legado inspirador, principalmente, pela sua atuação no desenvolvimento da saúde e da construção civil da nossa cidade”, diz outra parte da postagem.

Senadora
“Lamento a triste notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, empresário e provedor do Real Hospital Português, que faleceu, neste domingo (20). Com carinho, registro, aqui, os meus sentimentos e me solidarizo com a família e amigos”, escreveu a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

Diretoria do RHP
"Foi um grande líder que liderou não só o setor da indústria, mas o setor da construção e o setor de saúde do nosso estado. É um homem que vai deixar um legado muito grande, e que a gente continue a dar sequência a esta obra", disse o vice-provedor do RHP, Joaquim Amorim, no velório de Alberto Ferreira da Costa.

"Acho que o Hospital Português tem um momento antes de Seu Alberto e depois de Seu Alberto. Não só do ponto de vista do tamanho. Pois essa grande expansão da estrutura física, do parque tecnológico, é uma visão de Seu Alberto. Mas ele tem uma questão gerencial muito importante e o hospital vinha crescendo de uma maneira orgânica", disse Noel Loureiro, diretor técnico e médico do hospital.

Rio Ave
Já a Rio Ave, destacou que Alberto foi um empreendedor e visionário e também que espírito arrojado e a paixão dele pela construção civil foram fundamentais para a criação empresa. “Seu Alberto deixa um legado de inspiração, entusiasmo, persistência e coragem, além de uma valiosa contribuição para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade que tanto amou. Sua memória continuará a nos guiar”, postou a Rio Ave.

Tribunal de Justiça de Pernambuco
"O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lamenta profundamente o falecimento do empresário Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.
Com sua bela trajetória empresarial, Alberto Ferreira da Costa contribuiu decisivamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado".

"Em 2023, à frente da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, o desembargador Ricardo Paes Barreto, atualmente presidente do TJPE, fez questão de homenagear o empresário, cujo legado no campo médico e empresarial será lembrado por muitos anos. Que Deus conforte o coração de parentes, familiares e amigos".

Universidade de Pernambuco
"É com grande pesar que a Universidade de Pernambuco (UPE) recebe a notícia do falecimento do empresário Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da Construtora Rio Ave". 

"Considerado um homem empreendedor e visionário, construiu uma carreira de destaque em Pernambuco, deixando um legado de inspiração e coragem. Alberto Ferreira da Costa é irmão do presidente do Instituto Pernambuco Porto, com sede em Portugal, Zeferino Ferreira da Costa. A Universidade de Pernambuco é uma parceira da instituição desde a sua idealização em 1992, com o desenvolvimento de atividades culturais e de ensino. Nesse momento de dor, a UPE externa sinceras condolências à família e aos amigos".

Lide Pernambuco
A diretoria da Lide Pernambuco, entidade a qual o RHP e a Rio Ave são filiadas há 14 anos, também registrou sua tristeza com a perda do empresário.

“Queremos nos solidarizar com a Família do senhor Alberto Ferreira da Costa, que se tornou um nome de referência para a sociedade civil e comunidade empresarial de Pernambuco, nos segmentos da construção, como fundador e presidente da Rio Ave, e no setor de saúde como provedor do Real Hospital Português”.

“Com esta mensagem abraçamos dona Carmem, Beto, Alvarito, Claudia e os colaboradores que trabalharam com seu Alberto durante os últimos 60 anos, uma trajetória impecável cujo legado reflete o núcleo familiar que construiu, as organizações que liderou, e o exemplo que deu como homem, pai de família, empresário, cidadão e voluntário”.