Quem são as vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas
A prefeitura de Pelotas informou que vai apoiar as famílias com o translado das vítimas do acidente
Nove pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo três veículos na noite deste domingo, 20, na BR 376, em Guaratuba, no Paraná. A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Estado, foi registrada por volta das 21h40, no sentido sul, no km 665.
As vítimas tinham entre 15 e 52 anos. Entre elas, estão adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, assim como o motorista da van que transportava a equipe e o treinador do grupo.
Conforme a PRF, uma carreta, dirigida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira da van com os adolescentes. O veículo foi projetado à frente, batendo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.
Em seguida, no entanto, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre a van. Entre as dez pessoas que estavam no veículo, somente uma sobreviveu: trata-se do adolescente João Milgarejo, 17 anos.
Quem são as vítimas do acidente
Nesta segunda-feira, 21, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de sete dias. A prefeitura informou que vai apoiar as famílias com o translado das vítimas do acidente. A gestão municipal ainda confirmou os nomes das vítimas:
- Samuel Benites Lopes, 15 anos;
- Henri Fontoura Guimarães, 15 anos;
- João Pedro Kerchiner, 17 anos;
- Helen Belony, 20 anos;
- Nicole da Cruz, 15 anos;
- Angel Souto Vidal, 16 anos;
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos;
- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos;
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos.
Como mostrou o Estadão, a van saiu de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo.
Após o acidente, o adolescente resgatado com vida e o motorista da carreta foram encaminhados para o Hospital São José, em Joinville, cidade de Santa Catarina.
Na manhã desta segunda, a pista onde a batida ocorreu permanecia interditada no sentido de Santa Catarina para trabalho de içamento do caminhão, verificação do número total de vítimas e perícia.
Familiares e amigos estão desolados
Davi Perleberg Rubira, de 20 anos, ex-remador competitivo, é participante do projeto há quatro anos e membro da equipe técnica do Projeto Remar para o Futuro.
Ele esteve em São Paulo para outro evento. "Havia a possibilidade de voltar com eles de van, pois eu estava em São Paulo para um evento acadêmico", contou ao Estadão o jovem, ainda abalado pela notícia.
"Estamos todos no clube de remo onde realizávamos nossos treinos Familiares e amigos estão desolados. A prefeitura está tomando as providências necessárias para que a parte prática seja feita toda sob custo deles", disse o jovem.
Ainda no domingo, a equipe fez uma publicação falando sobre a participação no Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.
"Mais de 30 clubes de todos Brasil participaram da competição mais importante da temporada, e mesmo com uma das menores equipes, oito atletas, conquistamos o 6° lugar na classificação geral. A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto."
Por meio das redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou a tragédia. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande do Sul ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo", disse Leite.
O governador afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias das vítimas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou por meio das redes sociais. "Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná", publicou ele.