Acordos em moedas nacionais reduzem custos do serviço da dívida, diz Putin
Desde 2018, o Banco dos Brics financiou cerca de cem projetos, totalizando US$ 33 bilhões, segundo o presidente da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o aumento na parcela de acordos denominados em moedas nacionais ajuda a reduzir os custos do serviço da dívida, fortalecer a independência financeira dos Estados do Brics e minimizar os riscos geopolíticos.
Os comentários foram feitos por ocasião da abertura do encontro dos países integrantes do bloco em Kazan, em território russo. Putin é o presidente do Brics este ano.
Desde 2018, o Banco dos Brics financiou cerca de cem projetos, totalizando US$ 33 bilhões, disse Putin, de acordo com texto preparado para a abertura do encontro.
Também na abertura da reunião, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, disse que embora a quantidade de financiamentos seja significativa, o valor continua insuficiente em relação às necessidades do Sul Global. "Portanto, é crucial fornecer financiamento em moedas nacionais e em formatos especializados", afirmou.