AVIAÇÃO

American Airlines testa alarme sonoro contra passageiros que tentam furar a fila para embarcar antes

Os cartões de embarque dos passageiros que acionarem o sinal não serão aceitos pelos agentes

Funcionária da American Arilines - American Airlines/divulgação

Todo viajante de avião já passou por isso. O processo de embarque começa e o portão é rapidamente cercado por passageiros antes que seus grupos sejam chamados. Eles são popularmente conhecidos como "piolhos de portão" nos Estados Unidos e, apesar de serem criticados e ridicularizados nas redes, os aeroportos americanos ainda enfrentam caos nos portões de embarque.

Entra em cena a American Airlines, que recentemente anunciou que está na fase inicial de testes de uma nova tecnologia para lidar com esses passageiros incômodos.

Quando alguém tentar embarcar antes de seu grupo, o novo sistema emitirá um "sinal sonoro" para o agente de portão, de acordo com a companhia aérea.

Os cartões de embarque dos passageiros que acionarem o sinal não serão aceitos pelos agentes, e esses viajantes serão enviados de volta para embarcar com o grupo correto, segundo a empresa.

A tecnologia, que está em uma fase inicial de testes, já foi implementada nos aeroportos internacionais de Albuquerque, no Novo México; de Tucson, no Arizona; e Ronald Reagan Washington National, na Virgínia.

"A nova tecnologia foi projetada para garantir que os clientes recebam os benefícios de embarque prioritário com facilidade e ajude a melhorar a experiência de embarque, proporcionando maior visibilidade do progresso do embarque para nossa equipe", disse a American Airlines em um comunicado.

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Gary Leff, que gerencia o site de viagens “View from the Wing” há 22 anos, disse que ouviu falar do programa pela primeira vez através de um leitor que encontrou a tecnologia em Albuquerque. Desde então, outras pessoas também compartilharam reações positivas.

— As pessoas acham que você deve embarcar nos grupos de embarque designados. Furar fila não é algo que as pessoas costumam aceitar bem.

Especialistas em viagens acreditam que o aumento de passageiros que não cumprem as regras ocorre porque muitos querem garantir um espaço valioso no compartimento superior para suas malas o quanto antes.

— Hoje em dia, há muito mais 'furadores de fila' porque agora há um benefício em embarcar cedo, o que antes não existia — disse Scott Keyes, fundador do Going.com, um aplicativo que alerta as pessoas sobre passagens aéreas baratas a partir de seus aeroportos de origem.

Esses passageiros indisciplinados também podem ter se tornado mais ousados recentemente devido ao aumento dos preços para despachar malas, o que incentiva o uso de bagagem de mão. Influenciadores e postagens nas redes sociais também têm promovido dicas para facilitar o embarque em grupos anteriores.

Agentes de portão que desejam evitar atrasos desnecessários podem não impor rigorosamente a ordem de embarque correta por grupo.

Especialistas em viagens acreditam que a tecnologia pode atuar como um "policial malvado" e apontar os furadores de fila, em vez de deixar essa responsabilidade apenas para o agente de portão.

O sinal pode levar a menos violações das regras e reduzir confrontos para os funcionários da companhia aérea, ajudando os passageiros a chegarem aos seus portões de maneira organizada.

— O que eu espero é que essa mensagem chegue ao público e que aquelas filas de embarque não fiquem congestionadas. Sinceramente, muitas das pessoas naquela fila sabem que não deveriam estar embarcando cedo, mas também sabem que podem se safar —, disse Clint Henderson, editor-gerente do The Points Guy, um site dedicado a oferecer dicas de economia em viagens.

A American Airlines disse estar satisfeita com os resultados até agora, assim como vários passageiros que compartilharam suas opiniões nas redes sociais.

Um passageiro no Reddit disse que "se divertiu testemunhando passageiros espertinhos recebendo uma justiça constrangedora na frente de todos." Outros três passageiros resumiram sua reação de forma breve e direta: "Já era hora!"