luto

Morre, aos 66 anos, o ex-boxeador Maguila

Ex-pugilista sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), resultante dos golpes na cabeça durante sua carreira no boxe

Maguila, ex-boxeador - Divulgação

Morreu nesta quinta (24), aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila. O ex-pugilista sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), doença resultante dos golpes na cabeça durante sua carreira no boxe.

Maguila começou a carreira nos anos 1980, chegando a ter uma sequência de 14 vitórias seguidas. O primeiro título brasileiro foi em 1983, vencendo Waldemar Paulino, no Ibirapuera, em São Paulo. No ano seguinte, faturou o sul-americano ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa.

O brasileiro enfrentou na carreira nomes como Evander Holyfield e George Foreman. Em Pernambuco, o pugilista entrou duas vezes no ringue, ganhando ambas por nocaute contra Ángel Amarrila Garcia, do Paraguai, em 1991, e diante de Mike Perkins, dos Estados Unidos, em 1995.

Maguila também tem no currículo o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), em 1986, e da Federação Internacional de Boxe (IBF), em 1996.

Ao todo, Maguila disputou 85 lutas, com 77 vitórias, um empate e sete derrotas. O ex-boxeador se aposentou em 2000, após derrota para o brasileiro Daniel Frank