JUBs

Pernambuco se destaca no JUBs e conquista mais de 90 medalhas

Com mais de 300 atletas inscritos, a delegação pernambucana se caracterizou como a maior da competição universitária

Pernambuco brilhou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Divulgação

Pernambuco deu um verdadeiro show nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, disputado até o último final de semana, em Brasília. Com a participação de competidores de todos os estados, os pernambucanos brilharam no Centro-Oeste.

Com mais de 300 competidores, o Estado fechou a competição com 93 medalhas. Foram 25 de ouro, 30 de prata e 38 de bronze.  Marca importante para a Federação Acadêmica de Pernambucana de Esportes (Fape).

A delegação foi composta por 15 instituições de ensino superior, entre elas universidades públicas e privadas da região metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Este resultado reflete o talento e a dedicação dos atletas pernambucanos, que se prepararam intensamente para representar suas instituições e o Estado.

“Fizemos um JUBs histórico. Conquistamos quase 100 medalhas em várias modalidades. Isso mostra que os nossos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), que servem como classificatória para os JUBs, estão com um nível bastante elevado", afirmou o presidente da Fape, José Carlos Pessoa. 

"Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o desporto universitário no Estado para que nossos atletas possam se destacar e se desenvolver não apenas dentro da sala de aula, mas também nas disputas esportivas”.

No total, nove instituições de ensino voltaram para Pernambuco com medalhas, sendo elas Asces Unita (Caruaru), FPS (Recife), UFPE (Recife), UFRPE (Recife), Uniasselvi (Paulista), Unicesumar (Lagoa do Ouro), Uninassau (Recife), Univasf (Petrolina) e UPE (Recife).

“Com um número cada vez mais crescente de faculdades participando dos JUPs, a tendência é que cada vez mais instituições participem dos JUBs e conquistem espaço no cenário nacional. Isso é bom para Pernambuco, que neste ano já recebeu os JUBs Fut, em abril”, completou José Carlos Pessoa.