McDonald's

Taco Bell, Pizza Hut, KFC e Burger King retiram as cebolas depois do surto no McDonald's

A rede de fast-food retirou o produto popular de cerca de 20% de seus mais de 13 mil restaurantes nos EUA e está trabalhando com as autoridades de saúde para confirmar a origem da contaminação pela bactéria

A indústria de restaurantes está em alerta - Karen Bleier

A Yum! Brands e o Burger King removeram as cebolas de alguns de seus estabelecimentos enquanto a indústria de restaurantes investiga um surto de E. coli inicialmente detectado no McDonald's.

A Yum retirou cebolas frescas de algumas unidades do Taco Bell, Pizza Hut e KFC "por precaução", afirmou a empresa nesta quinta-feira em comunicado à Bloomberg News, sem divulgar quais lojas e regiões foram afetadas ou nomear os fornecedores.

“Continuaremos a seguir as orientações regulatórias e dos fornecedores para garantir a segurança e qualidade contínuas de nossa comida,” disse a empresa.

O Burger King afirmou que obtém algumas de suas cebolas de uma instalação no Colorado administrada pela Taylor Farms, que forneceu aos restaurantes McDonald's afetados pelo surto. 

A Taylor Farms emitiu um recall de alguns lotes de cebolas amarelas produzidas em uma instalação no Colorado, apesar de não ter encontrado vestígios de E. coli até ontem. Os distribuidores de restaurantes US Foods e Sysco também notificaram os clientes sobre o recall.

“A Taylor Farms Colorado retirou do mercado as cebolas amarelas produzidas em nossas instalações no Colorado. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a FDA e o CDC durante essa investigação em andamento”, disse a empresa em um comunicado ontem.

“Apesar de não termos recebido nenhum contato das autoridades de saúde e nenhuma indicação de doença, pedimos proativamente a 5% dos nossos restaurantes que receberam cebolas inteiras distribuídas por esta instalação que as descartassem imediatamente há dois dias, e estamos no processo de reabastecê-las de outras instalações,” afirmou o Burger King.

A indústria de restaurantes está em alerta após os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA afirmarem na terça-feira que um surto de E. coli, provavelmente ligado a cebolas pré-fatiadas servidas nos sanduíches Quarterão do McDonald's, deixou dezenas de pessoas doentes nos EUA e causou uma morte.

O Burger King disse que compra cebolas inteiras que são cortadas, descascadas e fatiadas em seus restaurantes.

O McDonald's retirou o produto popular de cerca de 20% de seus mais de 13.000 restaurantes nos EUA e está trabalhando com as autoridades de saúde para confirmar a origem da contaminação.