Política

Vice-presidente do PT no DF é preso por suspeita de violência sexual contra adolescentes

Defesa de Wilmar Lacerda nega acusação; ele foi suplente de senador e secretário de Administração

Wilmar Lacerda foi o primeiro suplente de Cristovam Buarque (Cidadania) durante seu segundo mandato como senador, entre 2011 e 2019 - Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-suplente de senador Wilmar Lacerda, um dos vice-presidentes do PT no Distrito Federal, foi preso preventivamente na quinta-feira, em Brasília, pela suspeita de ter praticado violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos.

A prisão foi divulgada pelo portal G1. Em nota, a Polícia Civil confirmou a prisão de um homem na terceira fase da chamada Operação Predador, mas afirmou que, "devido à natureza dos crimes apurados, não serão divulgados detalhes da ação". A prisão foi feita pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Ao G1, a defesa afirmou que a prisão é "alicerçada em equivocadas premissas e em fantasiosas deduções elásticas" e que Alencar colabora com as autoridades.

Também em nota, o PT do Distrito Federal afirmou que Lacerda "está afastado cautelarmente do partido, até que se esclareçam os graves fatos noticiados pela imprensa na noite de 24/10".

O partido ressaltou que será garantido a ele o "exercício do direito de defesa nas instâncias competentes".

Wilmar Lacerda foi o primeiro suplente de Cristovam Buarque (Cidadania) durante seu segundo mandato como senador, entre 2011 e 2019.

Também foi secretário de Administração Pública no governo de Agnelo Queiroz (PT).

A primeira fase da Operação Predador ocorreu em abril, com a prisão de um homem suspeito de estupro. Na segunda fase, em agosto, um empresário de 61 anos foi preso pela suspeita de estupro de vulnerável e exploração sexual de adolescentes.