GUERRA

Israel volta a discutir propostas de cessar-fogo com o Hamas mediadas por Egito, Catar e EUA

A nova rodada de negociações foi anunciada pelo Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na semana passada

Cartazes com retratos de israelenses mantidos reféns em Gaza desde os ataques de outubro de 2023 por militantes palestinos são colocados em cadeiras vazias durante a abertura da 25ª sessão do Parlamento em Jerusalém em 28 de outubro de 2024. - Debbie Hill / POOL / AFP

Israel está discutindo uma proposta de cessar-fogo egípcia, em que teria quatro reféns libertados em troca de uma interrupção de dois dias nos combates em Gaza, disse uma autoridade israelense nesta segunda-feira, 28, notando que as discussões foram internas e com autoridades egípcias.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou entusiasmo pelo acordo em uma reunião com seu partido Likud na segunda-feira, de acordo com outra autoridade.

A autoridade, que participou da reunião, disse que Netanyahu disse aos legisladores que aceitaria imediatamente a proposta egípcia. O Hamas ainda não respondeu formalmente ao plano.

Ainda, o governo de Israel disse que continuaria suas discussões com mediadores internacionais sobre um possível acordo de cessar-fogo, enquanto o chefe da agência de espionagem Mossad retornava do Catar na segunda-feira após participar da última rodada de negociações presenciais.

A nova rodada de negociações foi anunciada pelo Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na semana passada. Nem o Hamas nem Israel mostraram qualquer sinal de suavizar suas demandas desde que as negociações estagnaram durante o verão do hemisfério norte.