Irmã e filha de Marielle choram durante depoimento da mãe, que cita pedaço do coração '"arrancado"
Marinete Silva também precisou enxugar as lágrimas durante o julgamento; ela pediu uma 'condenação justa'
Durante o julgamento dos ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz no 4º Tribunal do Juri, réus confessos nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, Marinete Silva, mãe da parlamentar, depôs.
Durante sua fala, a emoção tomou conta não só dela, mas também de quem acompanhava o depoimento. Luyara Franco, filha de Marielle, e Anielle Franco, irmã da vereadora e ministra da Igualdade Racial, não contiveram as lágrimas.
Foram 45 minutos de depoimento, em que Marinete descreveu os momentos ao lado da filha, desde o nascimento, até o primeiro estágio de Marielle, aos 11 anos, que ajudava nas finanças da casa.
Descrevendo a vereadora assassinada como uma "boa mãe" e "excelente filha", Marinete Silva relatou ainda ter precisado tratar de um câncer nesse período, fazendo quatro cirurgias.
— Cada vez mais dói, dói muito. Imagine que dói para a Ani, dói para a Luyara. Perder uma mãe, como a Luyara perdeu, nunca passou em nossa mente o que aconteceu com a minha filhar. É uma falta, um vazio, um coração que tem um pedaço que foi arrancado covardemente, injustamente, naquele noite de 14 de março de 2018 — disse Marinete, que pediu "uma condenação justa".
A mãe de Marielle afirmou ainda ter sido contra a candidatura da filha a vereadora, afirmando que "não sentia coisa boa" em seu coração. Mas não teve como ir contra a decisão de Marielle, à época com quase 40 anos.
Um vídeo foi exibido durante o julgamento, de um documentário, que regatava até áudios de Marielle à família. Em uma das mensagens, a vereadora pedia a bênção à mãe, momento em que Anielle Franco desabou em lágrimas. Marinete também usou as mãos para limpar o rosto, após as lágrimas.