No Sport, aproveitamento desde chegada de Pepa garante clube na Série A 2025
Faltando quatro rodadas para o fim da Série B, 67 pontos é a pontuação garantida para um clube conseguir o acesso
Enquanto o elenco dá início aos trabalhos visando o confronto com o Operário-PR, marcado para a próxima segunda-feira (4), em Ponta Grossa, a torcida do Sport se pega fazendo contas para um possível acesso da equipe à Série A do Brasileiro.
Segundo levantamento feito pela reportagem, cabe ao Leão manter o aproveitamento adquirido desde a chegada de Pepa para celebrar o principal objetivo da temporada.
Atual terceiro colocado, o Sport tem 59 pontos. São cinco de pontos de vantagem para o Ceará, primeira equipe fora da zona de acesso.
Levando em conta que os outros times do G4 vençam seus jogos e que o Vozão só pode chegar aos 66 pontos ao término da competição, o Rubro-negro precisaria de mais oito pontos para retornar à elite do futebol nacional no cenário mais difícil. A quatro rodadas do fim, 67 pontos é garantia de ida à Primeira Divisão.
Neste panorama mais desafiador, o que pode deixar o torcedor leonino tranquilo é que os pontos necessários correspondem ao aproveitamento conquistado pelo time nos últimos 12 jogos.
Em outras palavras, desde que Pepa desembarcou na Ilha do Retiro. Com o treinador, o Sport acumulou 66,6% dos pontos disputados, após sete vitórias, três empates e duas derrotas. Vinte e quatro pontos no total.
Caso o Ceará tropece em seus compromissos, e Vila Nova (6º) e América-MG (7º) consigam um desempenho perfeito na reta final, basta ao Sport fazer apenas metade dos pontos em disputa para obter êxito na busca pelo acesso. Goianos e mineiros têm 52 pontos, sete a menos que os pernambucanos.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que fizer entre 64 e 66 pontos tem entre 93% e 99% de probabilidade de chegar à Série A. Aquele que somar 63 pontos tem chance de 82%, enquanto de 62 pontos para baixo as possibilidades começam a diminuir.
Chance de acesso
Ainda segundo a UFMG, a quatro rodadas do término da Segundona, o Sport está com 89,6% de probabilidade de retornar à Primeira Divisão depois de três anos na Série B.
Além do Operário-PR, o Rubro-negro ainda tem como adversários nesta reta final da competição Chapecoense (casa), Ponte Preta (fora) e Santos (casa).