Por que pessoas acumulam pratos sujos? Entenda o que isso diz sobre a saúde mental
O mau hábito pode estar relacionado a uma sensação de estresse ou à falta de recompensa imediata por realizar o trabalho
Ao terminar de comer, é fácil deixar a louça suja na cozinha por um momento enquanto a comida descansa, para depois fazer a limpeza necessária sem qualquer sensação de saciedade ou peso. No entanto, se você tende a deixar a louça acumular por muito tempo, isso pode estar relacionado à sua saúde mental e emocional.
Esse mau hábito doméstico pode ser interpretado como estresse acumulado ou exaustão, pois geralmente as pessoas tendem a evitar realizar determinadas tarefas quando se sentem muito sobrecarregadas mentalmente.
Segundo a Clínica da Universidade de Navarra, a fadiga mental é: “Dificuldade em manter a atenção e, em geral, falta de desempenho do pensamento, após a realização de esforço mental, que geralmente é acompanhada por uma diminuição da eficácia na execução das tarefas”.
É por isso que sentir algum tipo de esgotamento mental pode dificultar a realização de qualquer tipo de atividade, por mais simples que pareça. Mesmo com certo esforço para cumprir cada item da lista de tarefas diárias, é possível sentir pouca motivação e acabar deixando tudo para mais tarde.
Outra razão pela qual deixar a louça suja se acumular até que seja absolutamente necessário lavá-la é a procrastinação. Sentir que não receberá nenhum tipo de recompensa imediata pelo trabalho que realizará pode ser o que o faz adiar por muito tempo.
Nesse sentido, deixar a louça suja pode significar que você tem uma forte necessidade de receber gratificação instantânea por tudo o que faz na vida, por isso limpar a casa pode não ser uma de suas atividades favoritas.
É importante ter em mente que quando se está passando por um momento de exaustão mental e emocional, a desordem visual gerada pela louça suja na máquina de lavar louça pode aumentar o estresse e piorar a capacidade de concentração e de relaxamento da mente.
Embora em momentos como estes pareça muito cansativo fazer uma limpeza completa ou exaustiva dos espaços, é importante reconhecer que avançar aos poucos e dar pequenos passos pode contribuir positivamente para o seu humor e assim poder realizar cada das tarefas diárias se torna um objetivo mais fácil de alcançar.
Uma dica para colocar isso em prática é dividir as tarefas ao longo do dia ou da semana para que a carga pareça menor. Além disso, criar uma pequena rotina de limpeza pode evitar a desordem excessiva e isso contribui positivamente para o bem-estar emocional.