Air France suspende sobrevoo de área do Mar Vermelho após tripulação avistar 'objeto luminoso'
Companhia alegou que decisão era uma medida de precaução; região fica perto de área de atividade de grupo rebelde Houthi
A companhia aérea francesa Air France suspendeu neste domingo o sobrevoo de uma área do Mar Vermelho depois que a tripulação de uma aeronave relatou ter avistado um "objeto luminoso" sobre o Sudão. A empresa justificou a decisão citando a necessidade de precaução, antecipando que vai manter a suspensão "até nova ordem".
"A Air France confirma que, por princípio de precaução, decidiu suspender até nova ordem o sobrevoo de uma área do Mar Vermelho", afirmou a companhia em um comunicado enviado à AFP. "Essa decisão se deve à observação por parte de uma tripulação de um objeto luminoso em grande altitude na região do Sudão".
A Air France informou que o itinerário de alguns de seus voos foi modificado e que alguns aviões retornaram ao aeroporto de origem para pousar. Uma fonte do setor aeronáutico disse à AFP que a companhia é a única companhia que tomou essa medida de precaução e que o espaço aéreo em questão não foi fechado.
A área do Mar Vermelho tem sofrido grande instabilidade desde novembro de 2023. Desde então, os rebeldes huthis, que controlam grande parte do Iêmen, lançaram mísseis e drones contra navios que consideram ligados a Israel.
Os huthis afirmam agir em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, que está em conflito com Israel e o Hamas desde outubro de 2023.