diplomacia

Putin se reúne com chanceler norte-coreana no Kremlin

As potências ocidentais afirmam que cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estão na Rússia e poderiam ser enviados para combater em breve

O presidente russo Vladimir Putin (E) cumprimenta a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui (D) - Mikhail Tereshchenko / POOL / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu nesta segunda-feira (4), em Moscou, com a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, em um momento em que o Ocidente afirma que a Rússia planeja enviar milhares de soldados norte-coreanos para o conflito na Ucrânia.

Choe está na Rússia há uma semana e prometeu que a Coreia do Norte apoiará Moscou até sua "vitória" no país vizinho.

"O presidente Putin recebeu a ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui", confirmou o Kremlin em um comunicado.

Putin, que assinou um acordo militar com Pyongyang em junho, não negou a possibilidade do envio de tropas norte-coreanas ao ser questionado publicamente no mês passado.

A presidência russa publicou um vídeo do líder russo saudando a ministra norte-coreana em um salão no Kremlin.

Segundo uma tradução em russo, Choe agradeceu a Putin por se reunir com ela e transmitiu os votos de boa sorte do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

Choe conversou na semana passada com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, e afirmou que Pyongyang pretende estar ao lado da Rússia em sua ofensiva na Ucrânia.

As potências ocidentais afirmam que cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estão na Rússia e poderiam ser enviados para combater em breve.

A reunião ocorreu enquanto a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, visitava Kiev.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou a fraca resposta ocidental ao suposto envio de tropas norte-coreanas à Rússia.