UFPE e UPE oferecem 7,5 mil vagas para curso gratuito em Educação Étnico-Racial e Escolar Quilombola
Curso on-line é voltado para professores e gestores da Educação Básica
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) lançaram edital conjunto para selecionar estudantes para o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ)”, oferecido gratuitamente e na modalidade a distância.
Ao todo são 7,5 mil vagas - divididas igualmente entre as duas instituições (3.750 vagas para cada). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da UPE e pelas Coordenações-Gerais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE e UPE.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 8 a 25 deste mês, e cada candidato deverá optar por apenas uma das instituições para inscrição: UFPE ou UPE.
O curso, fomentado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tem duração de três meses e carga horária de 120 horas. Com início previsto para fevereiro de 2025, o curso será dividido em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade.
Com o objetivo de consolidar uma proposta de formação continuada a distância para docência e gestão na educação básica, fundamentada nos princípios da ERER e EEQ, todo o conteúdo será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também ocorrerão atividades síncronas e assíncronas, com suporte de tutores.
O curso é destinado prioritariamente a professores e gestores da rede pública de Educação Básica: Grupo 1: Professores e gestores da Educação Básica da rede pública em efetivo exercício; Grupo 2: Professores e gestores da Educação Básica da rede privada em efetivo exercício; e Grupo 3: Profissionais da área de Educação Básica que não se enquadrem no grupo 1 e 2.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível nos sites das universidades (para a UFPE e para a UPE) e anexar documentos comprobatórios, como RG, CPF, comprovante de residência e diploma. Cada instituição terá uma comissão de seleção própria, e o candidato poderá acompanhar o processo e os resultados pelo site da universidade escolhida.
Embora o curso seja totalmente on-line, estudantes que residem em Pernambuco terão acesso aos polos de apoio presencial da UAB, onde poderão utilizar recursos como internet e computadores para acompanhar as atividades, caso necessário.
Polos UAB no Estado de Pernambuco
- Afrânio
- Ouricuri
- Águas Belas
- Palmares
- Arcoverde
- Pesqueira
- Cabrobó
- Petrolina
- Carpina
- Recife
- Caruaru
- Salgueiro
- Cedro
- Santa Cruz do Capibaribe
- Dormentes
- Santa Filomena
- Fernando de Noronha
- São José do Egito
- Floresta
- Sertânia
- Garanhuns
- Surubim
- Gravatá
- Tabira
- Jaboatão dos Guararapes
- Timbaúba
- Lagoa Grande
- Trindade
- Lajedo
- Triunfo
- Limoeiro
- Vitória de Santo Antão
Política nacional
A formação faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que visa combater as desigualdades étnico-raciais e promover uma educação inclusiva. O curso busca capacitar profissionais para práticas educacionais antirracistas, alinhadas com a legislação vigente e as diretrizes nacionais.