CINEMA

Festival Janela Internacional de Cinema anuncia os curtas-metragens premiados; confira

O curta mineiro "Ramal" foi anunciado como Melhor Filme pelo júri formado por Luciana Veras, Humberto Carrão e Luciano Vidigal

Luciano Vidigal, Luciana Veras e Humberto Carrão, jurados do Janela - Keila Vieira/Divulgação

O Festival Janela Internacional de Cinema anunciou, nesta sexta-feira (8), os premiados da competição de curtas-metragens de sua 15ª edição. Neste ano, foram selecionadas 22 produções de diferentes estados do Brasil.

O mineiro “Ramal”, de Higor Gomes, levou o prêmio de Melhor Filme. “Fenda” (CE), de Lis Paim, e “Mborairapé” (SP), de Roney Freitas, dividiram a categoria de Melhor Imagem. “Cabana” (PA), de Adriana de Faria, ganhou o prêmio de Melhor Som. Já “Europa - Me avise quando chegar” (MG), de Victor Vieira, conquistou Menção Especial do Júri. 

Essas produções foram escolhidas por um júri formado pela jornalista Luciana Veras, pelo ator e diretor Humberto Carrão e pelo cineasta Luciano Vidigal. Com votos dos alunos da oficina de crítica coordenada pelo diretor Dodô Azevedo, o Prêmio de Melhor Filme do Júri Janela Crítica foi para “Cavaram uma Cova no Meu Coração”, de Ulisses Arthur.

A produção alagoana, que mistura documentário e ficção para denunciar o Caso Braskem, também venceu o Prêmio Canal Brasil, recebendo como prêmio R$ 15 mil e a veiculação do filme na grade do canal. O júri foi formado pelos jornalistas Daniel Medeiros (Folha de Pernambuco), Emannuel Bento (Jornal do Commercio) e Leticia Barbosa (Revista O Grito!). 

“Kasa Branca”, longa-metragem de Luciano Vidigal, ganhou o Prêmio João Carlos Sampaio, outorgado pela organização do Janela para “Filmes Finíssimos que Celebram a Vida”.