Houve mais demissões do que contratações no mês, com um saldo negativo de 12,3 mil vagas formais, divulgou o governo - Reprodução
Os ministros pernambucanos Bruno Araújo (Cidades) e Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia) retornam, mais uma vez, à Câmara Federal para assegurar votos ao Governo Michel Temer no segundo turno, hoje, da PEC do teto de gastos. A movimentação repete a estratégia já empregada no primeiro turno. A volta dos dois titulares da Esplanada impede dois deputados federais do PSB de votar: Severino Ninho e Creuza Pereira. Ambos seriam contra a proposta, conforme entendimento de parte da bancada socialista de Pernambuco. No primeiro turno, quatro nomes do PSB-PE votaram contra: Danilo Cabral, Tadeu Alencar, João Fernando Coutinho e Gonzaga Patriota. Já Marinaldo Rosendo e Fernando Filho foram a favor. Em recente rodada de conversas na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na quinta-feira, Tadeu, que exerce a liderança da bancada socialista, devido à licença médica de Paulo Foletto, deixara claro que não havia chances de o grupo pernambucano mudar de posição. Ainda que entendessem a importância da medida, continuavam a discordar da dosagem da mesma. A exoneração de Bruno Araújo saiu no Diário Oficial daquele mesmo dia, a última quinta-feira, em edição extra. Já a de Fernando Bezerra Coelho Filho, ficou de ser publicada na edição de hoje.
Rodrigo Maia ofereceu coquetel a Michel Temer e a deputados da base para articular votação da PEC
O Climão na bancada
O retorno de Bruno Araújo, ainda na quinta-feira, acendeu um sinal de alerta entre parlamentares da bancada pernambucana. Isso porque aquele era o último dia do prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União. E, segundo fontes relatam em reserva, o suplente sairia, assim, prejudicado. Nos bastidores, um “climão” instalou-se.
Assinatura> À coluna, o deputado federal Severino Ninho afirmou ter apresentado suas emendas sem prejuízo. Bruno Araújo não retornou as ligações. As emendas são o instrumento mais importante, na análise de parlamentares, para manutenção das bases.
Carinho > Ânimos acirrados da eleição municipal à parte, o deputado estadual Silvio Costa Filho e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, trocaram abraço caloroso, ontem, ao se encontrarem no Recife Antigo.
Ciumento > Um dia antes, na saída do debate da TV Clube, Silvio Costa Filho, bem-humorado, abordara Luciano: “Fiquei com ciúmes, porque João Paulo só fala em você”. O petista citou o comunista por quatro vezes durante a gravação do programa, ao travar embates com o prefeito Geraldo Julio.
Mais lembrado > “Viu que eu invoquei seu testemunho?”, indagou João Paulo. “Fui citado quatro vezes. Eu já ia, à revelia do regulamento, pedir direito de resposta”, devolveu Luciano Siqueira, em tom descontraído. O comunista acompanhava na plateia.
Só love > No fim do debate do primeiro turno, promovido pela TV Globo, João Paulo e Luciano Siqueira trocavam abraço demorado, quando o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio se aproximaram. “Vocês compreendem que aqui é amor indestrutível, não é?!”, brincou Siqueira.
Toga > O desembargador Antônio de Melo e Lima foi escolhido, ontem, pelo pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para o cargo de corregedor-geral da Justiça Estadual. O cargo ficara vago por conta do falecimento do desembargador Roberto Ferreira Lins, no dia 5 de outubro. A posse solene ainda será definida.